Fonte de fibras: Descubra 9 incríveis poderes da ervilha para a nossa saúde

Muito utilizadas para acompanhamentos de molhos e saladas, as pequenas ervilhas reservam grandiosos poderes nutricionais para a nossa saúde! Rica em fibras, a leguminosas, por exemplo, podem ser usadas como substitutas do feijão em diversas composições. Veja mais sobre esse alimentos e seus principais benefícios.
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Delicada e muitas vezes despercebida em acompanhamentos de pratos, a ervilha merece um destaque especial quando falamos em poder nutricional na alimentação para prevenção de doenças. Essa singela bolinha verde que geralmente enfeita saladas e molhos é uma verdadeira "pequena notável", riquíssima e que oferece diversos benefícios para a saúde! Descubra alguns!

Parente do feijão, a ervilha é usada como ótima alternativa leguminosa para variar o cardápio, pois, além do grupo familiar, os dois alimentos possuem valores nutricionais bem semelhantes. Contudo, o que poucos sabem é que as "verdinhas" têm ainda mais proteínas e fibras em sua composição. Além disso, ela é encontrada em versões muito mais práticas: em conserva ou congeladas. A nutricionista Paula Leite de Oliveira aponta para a melhor escolha desse alimentos:

"Devemos ter cuidado com o consumo da ervilha em conserva, visto que nesta forma de apresentação apresenta grande concentração do mineral sódio, que quando consumido em excesso é prejudicial à saúde. Uma alternativa para reduzir a quantidade de sódio é lavar a ervilha em água filtrada antes de consumi-la".

Uma forma de consumir a ervilha que conserva todos seus nutrientes é congelada. Basta tirar do congelador, deixar em temperatura ambiente e está pronta para ser consumida. Dessa forma podemos aproveitar todos os benefícios do alimento.

Principais benefícios da ervilha para a saúde

- Fibras alimentares: Possui grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis. Enquanto as primeiras ajudam a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, as insolúveis auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.

- Desacelera o envelhecimento celular: Também é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular precoce e previnem o surgimento do câncer.

- Previne a anemia: Dentre os minerais presentes no grão, encontramos o ferro, já conhecido por aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue.

- Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Uma das funções do potássio, encontrados no alimento, é dilatar os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e evitando outras doenças cardiovasculares.

- Fortalece o sistema imunológico: A ervilha possui zinco, que é importante para a síntese de células imunológicas e para defesa contra vírus, bactérias e fungos.

- Mantém a beleza dos cabelos e unhas: Em sua composição ainda há o enxofre, importante para saúde dos cabelos e unhas pois é matéria prima para a sintetização da queratina e do colágeno, substâncias que embeleza respectivamente os cabelos e as unhas.

- Ajuda na cicatrização da pele: A vitamina E encontrada na composição da ervilha atua na formação de colágeno, como mencionado acima, e assim favorecer a cicatrização da pele, pois ajuda na formação de fibras elásticas .

- Reduz o estresse: Outro componente é a vitamina C, que é eficiente contra o estresse pois melhora o humor estimulando a produção do triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

- Melhora a saúde ocular: A ervilha ainda possui vitamina A, que se é necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, é antioxidante e por isso protege os olhos dos radicais livres, evitando a degeneração precoce dos olhos.

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