Fonte de fibras, aproveite os benefícios da chia para perder peso

Em suas mais variadas formas e composições culinárias, a chia, fonte substâncial de fibras alimentares, ajuda a emagrecer, perder peso, diminui o inchaço, abaixa os níveis de colesterol e até previne alguns tipos de câncer.
Em suas mais variadas formas e composições culinárias, a chia, fonte substâncial de fibras alimentares, ajuda a emagrecer, perder peso, diminui o inchaço, abaixa os níveis de colesterol e até previne alguns tipos de câncer.

A chia tem causado uma verdadeira revolução nas dietas mais modernas! Em suas mais variadas formas e composições culinárias, ela, fonte substâncial de fibras alimentares, ajuda a emagrecer, perder peso, diminui o inchaço, abaixa os níveis de colesterol e até previne alguns tipos de câncer. São muitos benefícios para uma semente só!

Também conhecida como sálvia hispânica, a chia é natural de regiões da Guatemala, México e Colômbia e apresenta cor preta, branca ou acinzentada. Por causa da grande quantidade de fibras, tornou-se uma grande aliada para luta contra os quilinhos extras, pois seu consumo prolonga a sensação de saciedade.

Além das fibras, a chia tem a capacidade de aumentar seu tamanho e consequentemente diminuir o volume de comida que precisamos para ficarmos satisfeitos. Em contato com a água, esse alimento aumenta em até 10 vezes o seu peso e forma uma espécie de gosma altamente viscosa que, além de ocupar espaço no estômago e reduzir o apetite, melhora o metabolismo das gorduras. A nutricionista Adriana Ávila cita os principais benefícios nutricionais encontrados no alimento:

"Os benefícios incluem o fornecimento de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras - principalmente o ômega 3 -, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, vitamina A e algumas do complexo B. É um alimento bastante completo e uma de suas maiores vantagens é a ação do ômega 3, que auxilia no controle do colesterol, triglicérides e glicose", explica a nutricionista Adriana Ávila.

Outros benefícios da chia

Reforço imunológico: A chia é fonte de vitamina B e antioxidantes, o que age como anti-inflamatório e antiviral, protege contra doenças cardiovasculares, e cânceres de pulmão e de estômago.

Deixa pele, unhas e cabelos mais bonitos: O gel incolor que se forma quando entra em contato com a água ajuda a prevenir o acúmulo de toxinas no organismo e assim colabora para deixar a pele mais saudável.

Dá força aos ossos e melhora o humor: É rica em cálcio, ferro e magnésio, uma combinação que é importante na manutenção da saúde óssea e na construção do tecido muscular. Essa mesma combinação ajuda no controle do humor e combate ao estresse.

Como devemos consumir a chia?

A quantidade recomendada de ingestão diária da chia é de até 2 porções, de 1 colher de sopa cada somando 25g, que podem ser incorporadas à dieta de várias formas: "Ela poderá ser adicionada às frutas, aos sucos, vitaminas, iogurtes, colocada sobre a salada, nos mingais, nas sopas ou em receitas de pães e bolos, desde que não sejam muito calóricos, caso contrário a chia não fará milagres. O ideal é triturar a chia na hora de usar, mas caso não seja possível usar a chia já triturada, para que o ômega 3 seja melhor absorvido", sugere a Dra. Adriana.

Cuidados: Adotar a chia na dieta não é suficiente se outros hábitos sejam modificados juntamente, como praticar exercícios regularmente e manter a alimentação balanceada. "Os riscos são o aumento de peso, pelo consumo excessivo e desordenado da semente, e a constipação, pela baixa ingestão de água ao longo do dia", alerta a terapeuta nutricional Patrícia Trindade.

Segundo a nutricionista Nathana Ciniglia, nem todo mundo pode consumir a chia: "Pessoas com síndrome do intestino irritável devem ficar atentas ao consumo. Vale ressaltar que antes de consumir qualquer produto ou alimento, é importante ter orientação de um profissional. Nesse caso não é diferente e apesar de tantos benefícios, cada pessoa tem sua individualidade bioquímica e precisa ser respeitada", orienta.

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