Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fondue light: aprenda a fazer opções menos calóricas desse prato de inverno
Guia Culinário 31/07/2018

Fondue light: aprenda a fazer opções menos calóricas desse prato de inverno

Embora o inverno brasileiro seja, de uma forma geral, bem ameno, durante a noite é comum perceber que a temperatura baixou um pouco mais. Com isso, o ideal é apostar em comidas quentes, como o fondue, um queridinho dessa época do ano. Se engana quem pensa que para comer o prato de origem suíça é preciso abrir mão da dieta, já que ele pode aparecer em versões saudáveis. E acredite: preparar esses pratos é mais fácil dos que você imagina.

Opte por chocolate light ou com grande concentração de cacau

Em primeiro lugar, pode esquecer aquelas misturas prontas de chocolate para fondue, pois elas são cheias de açúcar. Se você não quer comprometer a dieta o ideal é preparar a sua em casa, seja ela qual for. No caso das doces isso é ainda mais importante, pois é justamente o excesso de açúcar que fará você engordar. Por isso, o primeiro passo é investir em ingredientes menos calóricos. Que tal usar chocolate light, diet ou com grande concentração de cacau para fazer a mistura? Ela pode ser feita com creme de leite light ou com qualquer outro ingrediente adocicado e sem açúcar do seu gosto.

Use alfarroba no lugar do chocolate

Outra ideia é optar pela alfarroba, que é conhecida por ser uma espécie de substituta do chocolate. O ingrediente costuma ser muito utilizado por diabéticos exatamente pela ausência de açúcar. Mas se esse não for o seu caso, uma boa ideia é preparar uma espécie de brigadeiro com a alfarroba, sem se esquecer de substituir o leite condensado por leite de coco – como muitas vezes é feito em receitas de sobremesas mais lights. Há quem também goste de misturar pó para pudim light para dar mais consistência, mas aí vai do gosto de cada um.

Fondue de queijo minas é alternativa menos calórica

Não é exatamente uma novidade que o queijo branco é mais saudável que o amarelo, mas ninguém pensa em preparar um fondue de queijo minas. O ingrediente é muito nutritivo, possuindo boas quantidades de cálcio, proteínas e vitaminas A, D e do complexo B. Para fazer a mistura para fondue é preciso derreter o queijo na panela e misturá-lo com requeijão light. Não se esqueça de acrescentar noz-moscada ou qualquer outro tempero que for do seu gosto para dar ainda mais sabor. Por fim, utilize pão integral na hora comer o fondue.

Faça um fondue com legumes

Você já pensou em preparar um fondue de legumes? Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas na verdade é mais simples do que parece! Isso porque os legumes entram no lugar do pão, que por sua vez se trata de um carboidrato simples. Isso significa que ele é digerido de forma mais rápida pelo corpo, fazendo com que a pessoa sinta fome pouco tempo depois do seu consumo e contribuindo para que ela ganhe peso.

Mas calma, não é preciso trocá-lo por um legume cru! Cozinhá-lo, especialmente no vapor, é uma ótima forma de deixá-lo mais macio sem que ele perca nutrientes. Já na hora de comer o fondue você pode optar por utilizar uma mistura de queijo ou qualquer molho que você acredite que mesmo aquecido combina com os legumes. Lembrando apenas que é você quem tem que prepará-lo, ok? Só não se esqueça que para continuar mantendo a dieta é preciso optar por ingredientes saudáveis e com pouco teor calórico.