Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Folhas poderosas! Ranking dos 6 vegetais com maior concentração de proteínas
Guia Culinário 17/11/2016

Folhas poderosas! Ranking dos 6 vegetais com maior concentração de proteínas

Vegetais têm proteínas? Sim, e muita! Apesar de relacionarmos sempre as fontes proteicas às carnes, os legumes e as verduras também são ricas opções para absorvermos esse poderoso nutriente no organismo. Couve, espinafre, brócolis… Alternativas não faltam para caprichar o cardápio e elaborar receitas poderosas para a saúde! Veja um ranking com os vegetais que mais possuem proteínas e seus benefícios para a saúde!

Os vegetais fontes de proteínas são boas opções na hora de engrandecer a sua refeição. Além de serem alimentos extremamente versáteis, eles são ricos em diversos nutrientes, fáceis e práticos de serem incluídos às dietas. A nutricionista Mariane Valpassos destacou 6 vegetais que se destacam quando o assunto é proteína:

“Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação. As proteínas são fundamentais para o organismo e devem ser consumidas de acordo com as necessidades de cada indivíduo”, explica a profissional.

Fortalecimento geral – As proteínas atuam na construção e na manutenção dos nossos músculos, ossos, tendões, dentes e unhas. O consumo irregular ou a falta das proteínas pode acarretar o surgimento de enfermidades e um desequilíbrio nas funções metabólicas do corpo.

Veja o ranking dos 6 vegetais mais ricos em proteínas

1º – Espinafre: O vegetal possui 49% de proteína em sua composição nutricional, liderando o ranking das principais fontes verdes da substância. Além disso, um dos componentes do grupo dos vegetais verdes escuros é fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B que agem em prol de um organismo saudável.

2º – Couve: Podemos encontrar 45% de proteína nas folhas de couve. A hortaliça além das proteínas, possui ação anti-inflamatória no organismo e ajuda a prevenir diversas enfermidades, tais como artrite, asma e alguns tipos de câncer (Mama, bexiga, cólon e próstata).

3º – Brócolis: Empatado com a couve, temos o brócolis também com 45% de proteínas. O versátil alimento, é fonte de importantes nutrientes e tem propriedades alcalinas, aquelas responsáveis por equilibrar o nosso organismo e ajudar a eliminar as toxinas do corpo.

4º – Couve-flor: Com 40% de proteínas em sua composição, a couve-flor é um alimento rico em vitamina K, que atua no desenvolvimento dos nossos ossos e favorece uma boa coagulação sanguínea, amenizando sangramentos no caso de lesões.

5º – Salsa: Ou salsinha, como também é conhecida, podemos encontrar 34% de proteína nos seus valores nutricionais. Muito utilizada para temperos e até para enfeitar diversos pratos, a salsa vai muito além da beleza, ela acrescenta vitaminas A, C e K na nossa refeição que agem em benefício dos nossos sistemas imunológico e cardiovascular, tornando-os mais saudáveis.

6º – Repolho: Se você não é muito adepto do repolho na sua alimentação, vai começar a mudar um pouco de opinião. Com 22% de proteína, o vegetal possui ação antioxidantes que ajuda a combater as ações dos radicais livres no nosso organismo, prevenindo a propensão de doenças e infecções.

Congelar os vegetais perder manter os benefícios

Uma das principais e mais comuns práticas do nosso dia a dia é congelar os vegetais. Com todo cuidado e algumas técnicas para realizar o congelamento (lavar, descascar e guardar em pequenas porções), um dos grandes benefícios é que os alimentos não perdem as suas qualidades e seus valores nutricionais. Segundo Mariane Valpassos, os vegetais citados podem ser congelados (de maneira correta), evitando o desperdícios e aumentando o prazo de validade dos alimentos.