Foco total: Você conhece o Mindfulness? Conheça essa nova técnica de meditação

Uma coisa de cada vez. Assim é a técnica de meditação mindfulness, nova prática que vem conquistando as pessoas que buscam bem-estar e concentração
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Uma coisa de cada vez. Assim é a técnica de meditação mindfulness, nova prática que vem conquistando as pessoas que buscam bem-estar e concentração

Saúde, bem-estar, concentração, equilíbrio, relaxamento... Todos nós buscamos melhorar a qualidade de vida no dia a dia, não é mesmo? Por isso, cada vez mais, novos métodos são estudados e aprimorados para deixar a melhor sensação de corpo são e mente sã na rotina. A bola da vez agora é o "Mindfulness", uma técnica de meditação que tem como objetivo focar em apenas uma coisa e deixar qualquer distração de lado, nem que seja por um breve momento.

Segundo Katya Stubing professora de Mindfulness no Núcleo "SaberSer", em São Paulo, a técnica de meditação consiste em três pilares: o treinamento da atenção, o cultivo de uma atitude mais gentil, evitando julgamentos excessivos e o cultivo da intenção voluntária, sustentando o interesse pelas coisas, pessoas e eventos da vida. A profissional responde outras questões sobre o Mindfulness. Confira!

1 - Quais são as técnicas utilizadas no Mindfulness?

Várias técnicas de meditação são utilizadas, desde práticas que treinam a concentração e o foco atencional, até práticas que ajudam a sustentar a atenção ao momento presente de forma mais ampliada, reconhecendo o que se passa em vários níveis (mental, emocional e corporal). Alguns protocolos trabalham com essas formas de meditação de forma mais misturada. Eu particularmente trabalho de uma forma mais "passo-a-passo", onde começamos com o treino da atenção focada, progredindo até o treino da atenção mais ampliada (no curso Treinamento de 8 Semanas em Mindfulness – T8SM)."

2 - Qual é o objetivo desse tipo de meditação?

Originalmente, na tradição Budista, essas práticas são utilizadas para treinar a mente e deixá-la mais tranquila e "domada", para que técnicas mais avançadas de meditação possam ser bem vivenciadas. Em sua versão moderna e secular, a mindfulness tem a intenção de ajudar as pessoas a estarem mais atentas ao que se passa a cada momento, diminuindo a reatividade impulsiva e desenvolvendo maior empatia para consigo próprio e para com os outros.

3 - Quem pode praticar o Mindfulness?

"Todos podem praticar, desde que respeitadas as condições de cada um. Por exemplo, crianças e adolescentes ou pessoas com problemas de saúde física ou mental precisam de profissionais bem treinados e de práticas adaptadas para suas condições. É importante notar que as aplicações em saúde, em escolas e corporações se tornou popular e acessível por conta desta "modernização" das práticas meditativas. Em muitos contextos mais tradicionais, pessoas com problemas de saúde mental, por exemplo, não são aceitas como alunos."

4 - Quais os cuidados necessários para quem deseja começar a praticar?

"Quem deseja começar a treinar e não tem nenhuma condição de saúde mais específica, pode iniciar através de aplicativos ou informações disponíveis na internet. Para quem quer um experiência mais orientada, existem opções de vivências curtas (de 3 a 6 horas). Para quem quer se aprofundar, o ideal é o treinamento de 8 semanas, único formato que realmente se apoia em pesquisas. Já quem deseja praticar para colher algum benefício de saúde específico, como diminuição da depressão ou ansiedade, é recomendado buscar um profissional qualificado."

Dica da profissional: Como começar o treino em mindfulness?

Segundo Katya Stübing, é possível iniciar o treinamento em mindfulness usando aquilo que é chamado de prática informal. São exercícios simples, geralmente durante atividades rotineiras, que fazemos no automático, como escovar os dentes, beber água, tomar banho, caminhar, etc.

"O convite é se dedicar a atividade escolhida e às percepções sensoriais da atividade como as cerdas da escova na gengiva, o sabor da pasta de dente e a temperatura da água. Ao perceber que a mente se distraiu com outros assuntos, trazê-la de volta para as sensações táteis, se interessando honestamente pela atividade, em detalhes", finaliza a profissional.

* Katya Stübing é mestre em Ciências da Saúde pela FMUSP, com pesquisa de ensaio clínico, adaptando técnicas de meditação mindfulness para pacientes com Transtornos Alimentares. A professora disponibiliza o site do projeto Núcleo SaberSer para contato: www.nucleosaberser.com

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