Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Florianópolis: Capital catarinense é a nova “Cidade Unesco da Gastronomia”
Guia Culinário 10/03/2016

Florianópolis: Capital catarinense é a nova “Cidade Unesco da Gastronomia”

A culinária brasileira é, reconhecidamente, uma das mais importantes do mundo. A cultura e pratos típicos que envolvem cada região do país são, cada vez mais, admiradas e usadas em cozinhas internacionais. E, para retificar essa condição, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), escolheu Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, como a mais nova “Cidade Unesco da Gastronomia”!

Com uma culinária voltada à base de peixes e outros frutos do mar, além de massas -por causa da grande incidência de imigrantes italianos -, Floripa, agora faz parte de uma seleta lista com oito “capitais gastronômicas” do mundo: Suruoka, no Japão; Shunde e ChengDu, na China; Östersun, na Suécia; Jeonju, na Coréia do Sul; Zahlé, no Líbano, e Popayán, na Colômbia.

Colhendo os frutos do sucesso: Floripa na rota do turismo gastronômico!

Com a honraria, Florianópolis já começou a usar o prestígio para alavancar ainda mais o conceito gastronômico da cidade. Para isso, iniciativas como a criação de eventos internacionais sobre a culinária local, com chefs de todo o Brasil, além de uma nova legislação específica para estimular empreendimentos no setor e a integração com outras regiões, têm ajudado a cidade catarinense a cumprir com todos os compromissos estabelecidos pela Unesco às suas “capitais”, que prevê ações futuras de capacitação e integração para a inserção da cadeia produtiva local.

Em parceria com a Abrasel-SC, por exemplo, estão sendo definidos os critérios para uso do “Selo Saberes e Sabores de Santa Catarina”. Os estabelecimentos que fizerem sua adesão deverão comprovar o seguimento dos critérios, como, por exemplo, a oferta de determinados pratos, com ingredientes, preparação e apresentação padronizadas. “A cidade ganhou não só um título como também um forte incentivo para se desenvolver na área da gastronomia. Foi um período de cinco anos de trabalho, onde foram levantados todos os pré-requisitos exigidos pela Unesco e elaborado um dossiê completo encaminhado à organização”, comemorou o presidente da Abrasel em Santa Catarina, Fábio Queiroz.

Veja mais