Flavonoides: o que são, onde encontrar e por que devemos consumi-los

Frutas cítricas são exemplos de alimentos ricos em flavonoides
Frutas cítricas são exemplos de alimentos ricos em flavonoides

Os flavonoides provavelmente fazem parte da sua alimentação diária mesmo que você não saiba disto! Substâncias de origem vegetal, eles estão presentes em boa parte dos alimentos mais consumidos do cardápio principal dos brasileiros, como frutas e legumes. Também chamados de bioflavonoides, atuam como suplementos vitamínicos para o organismo e promovem mais saúde para o corpo. Conhecer os efeitos destes compostos é fundamental para uma alimentação rica e balanceada! Por isso, descubra mais sobre os flavonoides, benefícios que apresentam e os motivos para consumi-los ao ler a matéria abaixo.

Saiba o que são flavonoides

O flavonoide é um bioativo conhecido como um dos pigmentos coloridos das plantas, o qual também é responsável por dar vitalidade aos vegetais e protegê-los da radiação solar. A substância orgânica faz parte da família dos polifenóis e atinge diretamente o organismo nas células e tecidos, garantindo o bom funcionamento do corpo. Sinônimo de saúde!

Flavonoides: antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos

Os flavonoides, antioxidantes naturais, são nutrientes que ajudam a desacelerar o envelhecimento precoce da pele e mantém a estrutura saudável das células que compõem os tecidos. São também conhecidos pelo combate a infecções de variados tipos devido às ações antimicrobianas que a substância apresenta. Mais do que isto, os bioflavonoides também possuem propriedades anti-inflamatórias que aumentam a resistência e a força do sistema imunológico.

Frutas cítricas e de cor vermelha são exemplos de alimentos ricos em flavonoides

Se você tem o hábito de consumir frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão, saiba que você já ingere boas quantidades de flavonoide no organismo! O Suco de Tangerina Natural Taeq é um dos exemplos de alimentos que concentram boas quantidades do composto. Orgânicos de cor avermelhada ou roxa, como a maçã, o tomate e a berinjela também apresentam nutrientes de um dos grupos da família de polifenóis.

As receitas com Berinjela Orgânica Taeq fazem toda a diferença no cardápio, assim como as opções de salada com Tomate Italiano Taeq. Além disso, são ricos em flavonoides alimentos como frutas secas, cebola e chás do tipo verde e preto. Ótimas opções para incrementar o consumo das substâncias vegetais!

Mais sobre flavonóides: benefícios principais de acrescentar os compostos na alimentação

Para quem sofre com problemas de pressão, a sugestão é ingerir alimentos ricos em flavonoides! O composto é responsável por fortalecer e ampliar a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que auxilia na dilatação de veias e artérias e suaviza os casos de hipertensão e os sintomas da menopausa. A substância também é conhecida por diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue e por prevenir doenças cardíacas e quadros de derrame.

Flavonoide oferece mais saúde para cérebro

Com a melhora da circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro é ampliada e os efeitos no sistema nervoso são expressivos! Os reflexos ficam mais rápidos, a memória apresenta menos falhas e há o aumento do nível de concentração e foco. E mais: os bioflavonoides estimulam a absorção de vitamina C no organismo e promovem o fortalecimento dos ossos. Ampliar o consumo do nutriente é uma ótima dica para quem quer perder peso de maneira saudável!

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