Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fique livre de picadas de mosquitos: Invista em vitamina B1
Guia Culinário 30/03/2015

Fique livre de picadas de mosquitos: Invista em vitamina B1

Chatos, inoportunos… Perturbadores! Adjetivos não faltam quando os zumbidos dos mosquitinhos rodeiam nossos ouvidos e começamos a sentir a coceira das primeiras picadas no corpo. O fato é que, enquanto apenas incômodo, podemos até tolerar, agora, quando gera malefícios à saúde, doenças e crises alérgicas, o ideal é se precaver. Por isso, largue fora as raquetes elétricas, incensos, lâmpadas especiais e dedetizadores. Para espantar de vez as mosquitadas, o Conquiste Sua Vida traz alguns alimentos que agem como verdadeiros repelentes naturais e aintialérgicos ao organismo, impedindo a ação famélica dos insetos.

Para conter as picadas, uma dieta rica em vitamina B1 é a indispensável ao cardápio. Também conhecida como tiamina, essa substância traz em sua composição diversos nutrientes que atuam como um poderoso analgésico natural, aumentando também as células de defesa do corpo. A importância desse complexo é tão grande, que a Dietary Reference Intakes (DRI) – mais recente revisão dos valores de recomendação de nutrientes e energia- recomenda 1,2 mg para homens e 1,1 mg para mulheres, diariamente. Caso haja quantidades excessivas, elas são eliminadas pela urina. Algumas raras pessoas podem ter hipersensibilidade à tiamina.

Dicas – Apesar de muito gente ligar a presença de mosquitos a alimentos doces, a primeira providência em uma dieta para espantar os insetos é justamente evitar comidas salgadas, ou que possuem um alto nível de potássio. Os insetos podem detectar os humanos a uma distância de até 30,5 m, e se você, exposto ao calor, transpira, logo exalará um cheiro maior estando mais vulnerável aos ataques. O sal e potássio produzem muito ácido láctico, um verdadeiro bálsamo para os mosquitos. Por isso, em refeições ao ar livre, como piquenique, fique longe de frituras ou de bananas, por exemplo. Busque comer salada de folhas e mantenha uma alimentação balanceada.

Coma antes de ir acampar ou no caso de intolerância aos repelentes farmacológicos, por exemplo. Comece a ingerir alimentos ricos em Vitamina B1 dez dias antes da exposição aos insetos. Outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 suficiente é recorrer a suplementos vitamínicos. Consulte o seu médico se for optar por suplementos.

Veja na galeria alguns alimentos que ajudam a ficar livre dos mosquitos!