Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fim da azia! Descubra como diminuir a queimação do estômago com a alimentação
Guia Culinário 24/05/2016

Fim da azia! Descubra como diminuir a queimação do estômago com a alimentação

Quem sofre de azia sabe o quanto é essencial manter o estômago limpo e saudável para o bem-estar no dia a dia. Aquela sensação de queimação, irritação e desconforto após a ingestão de certos alimentos reflete, e muito, na qualidade de vida, mas, por sorte, pode ser resolvida através de bons hábitos alimentares.

A azia, também conhecida como pirose, é um sintoma comum entre a população e que pode sim ser tratada por conta própria, desde que não seja tão frequente. Ela é caracterizada por uma queimação na região da garganta, causada pelo contato do suco gástrico com o esôfago. O consumo excessivo de gordura, ou fritura, bebidas alcólicas e outros maus hábitos alimentares são as principais causas do mal. A nutricionista Rosangela Bottari explica melhor:

“A azia poder ser causada por diversos fatores, entre eles: a obesidade, a gestação, doença do refluxo esofágico, hernia de hiato, alterações no esfincter, que separa o esôfago do estômago (esfincter esofagiano inferior – EEI)”, analisa a especialista, destacando os alimentos que agem nesse combate: “Alguns alimentos ricos em proteínas e o leite desnatado, são exemplos de alimentos que melhoram a azia, pois aumentam a pressão do EEI”, indica a profissional.

Veja outras formas que ajudam a tratar a azia

Leite desnatado: As proteínas do leite ajudam a fortalecer os músculos do nosso esôfago para prevenir o refluxo ácido, desde que seja ingerido em pequenos goles, durante uma crise de azia.

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras. Contém promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes, por exemplo.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Alimentos que devem ser evitados para não gerar azia

Alguns alimentos devem ser evitados por pessoas com azia, pois aumentam a produção do suco gástrico ou diminuem a pressão “EEI”, favorecendo o aparecimento do sintoma. São eles: café, chocolate, chá mate, menta, refrigerantes, álcool, frituras, alimentos gordurosos, alimentos ricos em enxofre, condimentos picantes e os alimentos que causem desconforto no indivíduo acometido pela pirose.

Além disso, uma boa forma de evitar a azia é diminuir a quantidade de comida, optar por se alimentar mais vezes ao longo do dia e em menos quantidade. O fumo, também pode ser um vilão de diversos problemas estomacais e evitar dormir após as refeições, aconselha-se esperar cerca de 2h. “É importante sempre consultar um médico para saber a origem da azia e um nutricionista para prescrever uma dieta individualizada e adequada para a melhora do sintoma e diminuição da interação droga-nutriente,” finaliza a profissional.