Filé de truta grelhado com tomate cereja

Fácil
40 minutos
4 porções - 550 g
Filé de truta grelhado com tomate cereja

O consumo de peixes é algo recomendado para a saúde de todos. Afinal, esse alimento é fonte de proteínas, ômega 3 e outros nutrientes fundamentais para o equilíbrio do corpo. Além disso, esses animais possuem uma carne menos gordurosa e são opções mais leves para o almoço ou jantar. Para te inspirar a incorporá-los ao cardápio, nós separamos uma receita de truta grelhada que fica uma delícia. Dá uma conferida!

Modo de preparo

Descongele as trutas, tempere com o sal e a pimenta;

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 2 colheres de azeite com as ervas e doure as trutas dos dois lados;

Reserve;

Na mesma frigideira, sem lavar, aqueça o restante do azeite e grelhe os tomates temperados com um pouco de sal e pimenta;

Sirva os filés com os tomates.

Truta é altamente nutritiva, rica em sais minerais e ômega 3

Você sabia que a truta é um dos peixes mais nutritivos que existem? Ela é fonte de minerais importantes, como cálcio e fósforo (importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes) e também do ácido graxo ômega 3, que auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a diminuir o colesterol "ruim" (LDL) - ou seja, é importante para a saúde do sistema cardiovascular. Além disso, a truta é um alimento bem leve e nutritivo, funcionando como ótimo acompanhamento no almoço ou jantar.

Tomate é fonte de antioxidantes

O tomate é um dos alimentos mais versáteis e usados na culinária brasileira - é ótimo para o preparo de saladas, molhos, sopas e até pode ser recheado com temperos e ingredientes. Mas a melhor parte é que ele é fonte de nutrientes importantes para a saúde, como a vitamina C (que fortalece a imunidade) e minerais como cálcio e potássio. Além disso, o tomate é rico em licopeno - um importante antioxidante (pigmento que concede a cor avermelhada ao fruto). Por isso, ele também combate o envelhecimento precoce e previne doenças como câncer e Alzheimer.

Salsa é rica em vitaminas (A, C, E e do complexo B) e minerais importantes

A salsa é um ótimo tempero para o preparo de diversos pratos - massas, carnes, risotos, peixes, sopas e por aí vai. Mas o que muita gente não sabe é que ela é um alimento rico em vitaminas importantes, como as do complexo B - fundamentais para a saúde do sistema nervoso e cardiovascular. Já a vitamina A é conhecida por fazer bem para os olhos (prevenindo doenças relacionadas à visão), enquanto a A e a E fortalecem a imunidade e atuam como antioxidantes.

Tomilho tem propriedades antissépticas e antioxidantes

Muito usado para fins terapêuticos, o tomilho é uma erva cheia de propriedades benéficas - atua como antisséptico, é rico em antioxidantes e também ajuda a combater inflamações pelo corpo. Além disso, o tomilho é fonte de vitamina C e pode ser usado no preparo de diversas receitas - desde sucos até pratos como massas e risotos.

Sálvia é uma planta medicinal ótima para tratar inflamações

Quem conhece bem as plantas medicinais, já deve ter ouvido falar na sálvia - uma planta com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, rica em antioxidantes e fundamental para a saúde do sistema nervoso. Assim como a salsa e o tomilho, ela também pode ser usada como tempero em diferentes pratos - em especial, no preparo de carnes, peixes e molhos.

Manjericão é rico em vitaminas, minerais e tem propriedades terapêuticas

Muita gente não sabe, mas o manjericão também é uma erva rica em vitaminas (A, C, E, K e do complexo B) e minerais importantes para o equilíbrio do corpo, como cálcio, zinco, ferro e potássio. Ou seja, ele auxilia na saúde dos ossos, da musculatura, fortalece o sistema imunológico e ainda é importante para a saúde do sistema nervoso. Também pode ser usado como anti-inflamatório natural, além de ter propriedades cicatrizantes antissépticas.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 214 kcal = 899 kj 11
Carboidrato 0g 0
Proteína 23g 31
Gorduras totais 13g 24
Gorduras saturadas 2,2g 10
Gorduras trans 0g **
Sódio 65mg 3
Colesterol 85mg 28
Fibra alimentar 0g 0
Vitamina A 0mcg 0
Vitamina D 5mcg 100
Vitamina C 9mg 20
Cálcio 18mg 2
Ferro 0,8mg 6
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Receitas:
Tomate
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