Filé de terneiro com frutas

Médio
1 hora
4 porções
Filé de terneiro com frutas
Se você é daqueles que usam da dieta paleolítica e não deixam passar a oportunidade de degustar um bom prato de carne vermelha, a receita de hoje é uma ótima oportunidade para a sua alimentação! Rápido de preparar, esse filé de terneiro com frutas, além de ser uma delícia, é bastante saudável e altamente nutritivo.

O terneiro possui uma carne macia e magra, com cerca de 78% menos gorduras que as tradicionais. Além disso, o alimento conta com uma redução significativa em sódio e em colesterol, além de ser mais rica em proteínas. Já as frutas, altamente nutritivas, dão um toque agridoce que combina perfeitamente com a carne, deixando- a ainda mais suculenta e saudável.

Presença marcante nessa receita, os damascos são alimentos ricos em vitamina A, substância que protege a saúde ocular, além de fibras, que melhoram o fluxo intestinal. Já as saborosas ameixas, além de conferir à receita um ligeiro toque azedo que combina com as demais frutas, ainda são ricas em vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro, aumentando a densidade óssea. Além disso, as ameixas são muito eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como a constipação.

Também presente nesse delicioso prato, as nozes contribuem muito para uma alimentação mais equilibrada. Elas auxiliam a redução do mau colesterol e propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias. Além disso, é rica em vitamina E, C e selênio que, com sua ação antioxidante, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.

Portanto, esta é uma receita muito saborosa, rica de nutrientes e proteínas, e com o benefício extra de ser totalmente livre de glúten, ou seja, está liberada para o consumo de pessoas celíacas. Confira como preparar esta delícia e experimente com sua família!


Modo de Preparo

Abra a carne em manta, formando um bife grande.
Bata no liquidificador o suco de limão, o alho, a mostarda, o alecrim, o mel, a cebola e o sal. Tempere a carne com essa mistura, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 6 horas, no mínimo.

Retire da geladeira, misture as frutas do recheio com o azeite, recheie a carne com essa mistura, enrole e amarre com barbante.

Coloque a carne numa assadeira untada com azeite, pincele com o restante do molho do tempero, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (200ºc) por 30 minutos. Retire o papel alumínio e mantenha no forno por mais 20 minutos ou até dourar. Se necessário coloque um pouco de água quente na assadeira para que a carne não resseque.

Dica: É necessário preparar com antecedência, para que o bife possa marinar no tempero.

Informação Nutricional - 1 porção de 170g

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 279kcal 14%
Carboidrato 20g 7%
Proteína 38g 51%
Gorduras totais 5g 9%
Gorduras saturadas 1g 5%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 169g 7%
Colesterol 0g 0%
Fibra alimentar 2g 8%
Vitamina A 29mcg 5%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 1mg 2%
Cálcio 4mg 0%
Ferro 5mg 36%
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