Figo: gostoso e nutritivo! Conheça 7 benefícios da fruta

Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.

Delicioso e nutritivo, você já pensou nos benefícios que o figo pode trazer para a sua saúde? Seja em forma de geleia ou in natura, a composição desse fruto é altamente poderosa para o nosso organismo e, por isso, incluí-lo na sua alimentação pode ser uma ação saudável e, claro, saborosa! Veja o que esse ingrediente tem a nos oferecer de vantagens:

Figo é rico em nutrientes

Rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais, o figo possui um sabor adocicado e uma textura lisa e crocante, devido à presença de suas sementes. Por causa disso, de acordo com a nutricionista Luciana Fiorese, ele é muito consumido em doces caseiros e compotas. Entretanto, também é um fruto delicioso quando apreciado em sua forma natural ou, até mesmo, seca.

"O figo é um dos frutos mais conhecidos e populares em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil, onde há o hábito de se fazer doces e compotas. Muito marcante pelo sabor, ele também tem seu valor nutricional importante para a saúde do corpo, da pele e da beleza feminina, por exemplo", analisa a profissional que destacou as 7 principais vantagens de inserir o figo no dia a dia alimentar. Confira!

1. Figo ajuda no controle do colesterol

Por ser rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes, as folhas do figo podem ser utilizadas para diminuir o nível de triglicerídeos. Com isso, reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam os do bom (HDL), o que evita o acúmulo de gordura nas artérias, e consequentemente o seu possível entupimento, que pode gerar até infartos.

2. Previne as doenças cardiovasculares

O figo tem altíssimo teor de potássio e baixo em sódio. Esse mineral exerce um efeito positivo no tônus vascular, contribuindo para a redução da pressão arterial e auxiliando a pressão cardíaca por conter os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, além de fenol. É bom lembrar que o excesso de sódio aumenta a pressão arterial, o que pode levar à hipertensão.

3. Figo ajuda a emagrecer

Como todo fruto rica em fibras, o figo também combate à constipação, pois ajuda a regular o intestino. Além disso, esse nutriente confere saciedade, e com isso evita a compulsão alimentar, e consequentemente colaborando para o processo de emagrecimento.

4. Deixa a pele bonita e saudável

O figo também contém vitamina C e as do complexo B, que possuem fator antioxidante. Com isso, melhoram a aparência da pele, deixando-a mais saudável e longe das inflamações que causam a acne. Uma dica é fazer um esfoliante com o fruto, mel e açúcar.

5. Fruto ajuda no tratamento de diabetes

Estudos afirmam que o ácido clorogênico pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos, o que torna este fruto uma boa opção para pessoas com diabetes mellitus tipo II. "Muitas revistas e sites indicam chá da folha da figueira, mas sempre digo para ter cuidado com excessos. Não pode trocar o tratamento da diabetes por chás da moda ou indicações de amigos", destaca Luciana Fiorese.

6. Figos secos são fonte de energia

Os figos secos, além de conterem variados antioxidantes, vitaminas e minerais, são ainda uma excelente fonte de energia concentrada. Ao contrário dos figos frescos, onde 100g contêm cerca de 74 calorias, no caso dos secos, 100g possuem quase 250 calorias. Com isso, eles mais uma vez dão saciedade e diminuem a fome.

7. Fruto dá mais saúde e disposição

Rico em vitaminas e minerais, o fruto é responsável por fornecer vitaminas A, B1 e B2, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Somados, esses nutrientes agem em prol do bom funcionamento do nosso organismo.

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