Fibras e diabetes: entenda como o nutriente é essencial para quem tem a doença

Alimentos ricos em fibras são importantes para quem tem diabetes, pois auxiliam no controle da glicemia
Alimentos ricos em fibras são importantes para quem tem diabetes, pois auxiliam no controle da glicemia

Você sabia que dietas ricas em fibras (com grãos, sementes, cereais e alimentos integrais) ajudam a controlar a diabetes? Elas mantêm o colesterol equilibrado, previnem a obesidade e garantem outros benefícios à saúde. Para compreender melhor a importância das fibras no tratamento da diabetes, nós preparamos um tutorial simples. Você vai ver como esse nutriente é essencial para ter saúde e garantir o controle da glicose!

Fibras ajudam no controle da glicemia e garantem bom funcionamento do intestino

Muita gente não sabe, mas alimentos ricos em fibras ajudam muito no controle da glicemia - ou seja, evitam que o nível de açúcar no sangue fique muito alto. Por isso, quem tem diabetes deve ter uma dieta rica em alimentos integrais (arroz, macarrão e pães), vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre e couve), leguminosas (grão-de-bico e feijão), cereais (aveia e granola), bem como algumas oleaginosas (nozes e castanhas). Todos eles são fontes de fibras e auxiliam no funcionamento do intestino, contribuindo com todo o processo de digestão.

Vale destacar que é de suma importância cortar o consumo de açúcar e, de preferência, de alimentos industrializados, que contêm uma quantidade grande de sódio, conservantes e açúcar (como os refrigerantes). Dê preferência aos alimentos naturais e ricos em fibras que não tem erro!

Por garantirem saciedade, as fibras evitam o consumo excessivo de alimentos

Outro ponto positivo das fibras é que elas garantem saciedade e, por conta disso, evitam o consumo excessivo de alimentos. A semente de chia, por exemplo, é fonte de fibras e, após ser consumida, cria uma espécie de gel no nosso estômago que se expande e prolonga a sensação de saciedade. Interessante, né?

Para evitar exageros na hora de comer, alimentos com fibras são superindicados! Por garantirem mais saciedade, eles ajudam na perda de peso, a prevenir obesidade e, ao mesmo tempo, auxiliam no controle do colesterol. Quem tem diabetes, em especial, precisa tomar mais cuidado com o controle de peso - pois, caso haja um sobrepeso grande, é possível que seja necessário consumir uma quantidade maior de insulina.

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