Fevereiro chegou! Descubra 9 alimentos da safra para o mês do carnaval!

Fevereiro! Mês de carnaval, folia e pessoas na rua! E, além disso, uma grande safra de alimentos ajudam e muito a dar mais energia durante os dias de festa!
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Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.

Quando falamos em fevereiro, logo lembramos do carnaval! É tempo de festa, animação e brilho nas ruas! E, além de toda a folia, o segundo mês do ano, embora mais curto que os demais, possui uma grande safra de alimentos coloridos e cheios de nutrientes para sua alimentação saudável. Veja a importância de consumir os alimentos da safra e confira uma lista de frutas, hortaliças e pescados que estarão em alta nesses próximos 28 dias!

Ir à feira e escolher os alimentos fresquinhos e naturais para a sua alimentação saudável é uma das melhores maneiras de começar o dia e investir no seu bem-estar. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos, esses alimentos possuem um menor custo, apresentam a cor mais forte e uniforme, o aroma mais peculiar, e são mais fáceis de serem encontrados:

"Os alimentos da safra possuem uma qualidade melhor, pois são plantados e colhidos na época certa, em condições climáticas ideais , o que confere a esses alimentos um sabor e aroma mais intensos e um maior valor nutritivo. Além disso, são empregados a esses alimentos uma quantidade menor de agrotóxicos, pois estão no período certo de desenvolvimento", explica a profissional que listou os alimentos do mês. Confira!

9 alimentos do mês de fevereiro e seus benefícios nutricionais

- Frutas

Abacate: Versátil, saborosa e muito nutritiva, o abacate está no topo da lista quando o assunto é benefícios para a saúde. Rica em ômega 3, a fruta é responsável por ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares, fortalecer o sistema imunológico e controla os níveis de colesterol no sangue.

Carambola: Suculenta e rica em vitaminas A, do complexo B e C, a fruta com formato de estrela pode fazer parte de composições doces ou salgadas. Além disso, a carambola possui poucas calorias, é rica em água e fibras alimentares que ajudam a proporcionar saciedade e promover um organismo saudável e nutrido. A nutricionista alerta: "As pessoas portadoras de doenças renais crônicas não podem consumi-la".

Figo: Fonte de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, a fruta típica dessa época do ano pode ser consumida em sua forma natural ou através de doces, geleias e compotas. A fruta é associada à saúde óssea, por conter uma boa quantidade de cálcio e para rejuvenescer a pele, por ser rica em antioxidantes.

- Hortaliças

Abobrinha: Saborosa e muito benéfica para o bem-estar do nosso corpo, a abobrinha possui uma gama de nutrientes essenciais para a nossa alimentação saudável. São eles: Vitaminas A, do complexo B e C, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e potássio que contribuem para o equilíbrio da pressão arterial e para a prevenção do câncer.

Hortelã: Leve e refrescante, a hortaliça é associada à saúde do intestino, favorece a digestão e ameniza as dores de estômago. Por ser rica em vitamina C e outros antioxidantes, a hortelã também auxilia no bem-estar do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e até infecções na garganta.

Pimentão: Verde, amarelo ou vermelho, o pimentão além de trazer cor para o seu prato ele fornece uma boa quantidade de ferro, mineral responsável por prevenir a anemia. Outro destaque do alimento são as suas propriedades antioxidantes que atuam no combate ao câncer e outras doenças crônicas.

- Pescados

Badejo, manjuba e traíra: Dentre as principais características dos alimentos do fruto do mar, destacamos o ácido graxo ômega 3, substância associada ao combate do colesterol alto, doenças cardiovasculares, derrames e diminuição da pressão alta. Outro benefício do peixe é a presença da vitamina D, responsável por fornecer energia para o corpo e mantê-lo saudável.

Saudável e saboroso, os frutos do mar são alimentos de fácil digestão, sendo essencial para dietas leves e para os dias mais quentes. O consumo de peixe está associado ao bom desenvolvimento cerebral, ajudando a melhorar a capacidade de concentração e atuando em prol da memória.

Outros alimentos que compõe a safra de fevereiro: Banana maçã e nanica, coco verde, fruta do conde, goiaba, jaca , laranja, maracujá, maçã nacional e gala, pera nacional, uva Itália, berinjela, cebolinha, louro, milho verde, abóbora, pepino, pimenta, quiabo e o pescado merluza.

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