Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Férias escolares: o que fazer com as crianças? 5 atividades para os seus filhos
Movimente-se 17/07/2017

Férias escolares: o que fazer com as crianças? 5 atividades para os seus filhos

Quando as crianças entram em época de férias escolares, os pais precisam se desdobrar para cuidar dos pequenos em casa, ao mesmo tempo em que dividem suas funções rotineiras. Por isso, nesse período, a organização é fundamental para adequar o tempo e acompanhar de perto o dia a dia da garota. Descubra algumas boas formas para conciliar essa “maratona”, tornando esses momentos uma forma prazerosa de unir ainda mais os laços familiares, com seus filhos ou suas filhas.

A ideia principal para organizar as férias dos seus filhos ou das suas filhas é fazer com que as crianças sintam-se parte da rotina dos pais, de forma instrutiva e educadora. Até mesmo as brincadeiras podem ser meios prazerosos de aprendizagem, instigando a curiosidade e o raciocínio lógico e a inteligência dos pequenos.

Além das brincadeiras, criar algumas atividades físicas e culturais, ensinar a cozinhar, cuidar da casa, dos animais de estimação, das plantinhas da casa, também podem ser formas divertidas de educar e passar bons tempos juntos das crianças. Veja, abaixo, o que podemos destacar em cada uma dessas ações:

Como podemos entreter e educar as crianças durante as férias escolares?

01 – Brincadeiras educativas: Hoje em dia, as crianças passam mais tempo em seus quartos, olhando suas redes sociais e jogando videogame sozinhos ou “online”. Mostre para elas algumas brincadeiras novas, jogos de raciocínio e concentração, que são disputados em duplas, em grupos e com outras pessoas. Vá à rua ou ao playground utilizar os brinquedos dos parquinhos. Quanto mais “suja” a criança chegar em casa para tomar um bom banho, maior é o sinal que ela se divertiu, por isso, não a repreenda.

02 – Cozinhar: Muitos pais e mães não deixam os filhos ou filhas chegarem perto da cozinha quando estão preparando algo. Logicamente, as questões de segurança devem sempre ser levadas em consideração, mas, em certas horas, por que não dividir esses momentos? Além de serem boas companhias, alegres e contagiantes, a ocasião pode ser importante para mostrar aos pequenos a importância dos alimentos, instigando-os a conhecer ingredientes e experimentar novos sabores.

03 – Esportes: Acompanhar o pique de energia dos pequenos é uma das metas mais difíceis de alcançar. Por isso, além de sempre ser uma prática saudável, as atividades físicas são perfeitas para “cansar” e, assim, acalmar o ímpeto da garotada. Leve-as para andar de bicicleta, patins, skate… Vá à piscina para nadar, ou bata aquela bolinha na praia ou no clube, em um final de tarde, por exemplo.

04 – Cuidar da casa: Fazer com que a criança sinta-se parte da família, também é dar a ela, atividades de confiança em casa. Seja para cuidar dos animais de estimação, regar as plantinhas da janela ou, até mesmo, cultivar a hortinha, essas práticas são importantes para os pequenos terem maior conscientização da importância de mantermos ambientes limpos e organizados.

05 – Atividades culturais: Nos finais do dia, que tal fazer aquela pipoquinha e promover uma sessão de filmes ou séries de TV, com toda a família? Outra boa ação é estimular a ler bons livros, desenhar ou, até mesmo, contar fábulas e histórias para as crianças desenvolverem a criatividade.

Veja mais