Feijão jalo ajuda a controlar o colesterol! Conheça os benefícios da leguminosa

O feijão jalo é uma variação de leguminosa rica em fibras alimentares e antioxidantes
O feijão jalo é uma variação de leguminosa rica em fibras alimentares e antioxidantes

Você sabe o que é feijão jalo? Este é mais um dentre os diversos tipos de feijão produzidos e consumidos no Brasil. Apesar de ser um dos menos conhecidos no país, o alimento é uma fonte incrível de benefícios para o organismo e é muito bem aproveitado em cardápios mineiros. Descubra mais sobre esta leguminosa e por que você deve incluí-la na rotina alimentar para gerar mais saúde para o corpo!

Feijão jalo é consumido principalmente em Minas Gerais e na região centro-oeste do Brasil

Diante do feijão preto ou do carioca, o feijão jalo é considerado um dos tipos menos consumidos no Brasil. Entretanto, ele está muito presente na culinária mineira e também em algumas cidades da região centro-oeste, como em Goiânia, por exemplo. Apesar da baixa popularidade em território nacional, o feijão jalo é um ingrediente muito valorizado no Oriente Médio. O feijão jalo roxo é uma variação da leguminosa que está presente em receitas árabes e faz sucesso entre o público.

Grão de feijão jalo é grande, tem cor amarelada e formato alongado

O grão de feijão jalo se diferencia dos outros por sua aparência e sabor característicos. Com formato alongado, casca fina e cor amarelada, a semente é maior do que a de outros feijões. Há quem diga que o feijão jalo pode ser associado ao sabor das castanhas, pois o alimento se destaca bastante pela textura e o gosto amanteigado que oferece às refeições. O jalo roxo tem coloração avermelhada, mas apresenta praticamente as mesmas características que a variação amarelada.

Feijão jalo estimula o fluxo intestinal e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e colesterol no sangue

O grupo das leguminosas como um todo oferece muitos benefícios para o organismo, porém o feijão jalo conta com uma quantidade ainda maior de fibras alimentares em sua composição. Por ser uma fonte rica de fibras, a semente auxilia fortemente na manutenção do fluxo intestinal e tem ações anticonstipação. Além disso, influencia diretamente os níveis de açúcar e colesterol no sangue e promove saúde para todo o corpo. O grão é riquíssimo em ferro e compostos fenólicos, que têm propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir doenças cardíacas e degenerativas, como o câncer.

Como incluir feijão jalo na alimentação?

Se você gosta de experimentar diferentes sabores e texturas, variar no consumo das leguminosas é uma opção interessante. Apesar de terem benefícios e características bem semelhantes, todos os tipos de feijão podem ser preparados de formas diferentes e para receitas distintas também.

O feijão jalo pode ser consumido e muito bem aproveitado de maneira clássica na dupla arroz e feijão apesar de ser mais consistente que outros grãos. Este feijão produz um caldo mais firme e grosso, que é comumente utilizado para encorpar feijoadas, feijão tropeiro ou mesmo fazer tutu, um tipo de preparo onde o feijão é engrossado com farinha de mandioca.

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