Feijão-de-porco é comestível! Saiba para que serve o alimento

Feijão-de-porco é uma leguminosa nutritiva, mas deve ser deixada de molho por 72 horas (para eliminar toxinas e antinutrientes) antes do cozimento
Feijão-de-porco é uma leguminosa nutritiva, mas deve ser deixada de molho por 72 horas (para eliminar toxinas e antinutrientes) antes do cozimento

Presente no prato dos brasileiros, o feijão é uma de leguminosa altamente nutritiva (fonte de ferro, potássio, fibras e vitaminas) e rende ótimas receitas: caldos, feijoadas, saladas ou acompanhado do arroz. Mas além dos tipos mais conhecidos de feijão (como o preto, carioca, fradinho ou manteiga), você sabia que existem outras versões bem nutritivas? O feijão-de-porco, para quem não conhece, é uma PANC (planta alimentícia não convencional) que fornece folhas nutritivas (podem ser usadas como verduras) e sementes que são cozidas como feijão comum. Para que você aprenda mais sobre esse alimento, nós preparamos uma matéria falando sobre o feijão-de-porco e seus benefícios. Confira!

Feijão-de-porco funciona como adubo, herbicida natural e também é comestível

Apesar de ser tradicionalmente usado como adubo e herbicida natural - sendo útil para recuperar o solo, afastar insetos e controlar plantas daninhas - o feijão-de-porco vem sendo cada vez mais utilizado na culinária. Suas sementes são grandes, brancas e, antes de cozinhar, você deve descascá-las, deixar de molho por 72 horas (para eliminar toxinas e antinutrientes), sempre trocando a água e, então, cozinhar por cerca de 1 hora na panela de pressão. O segredo para acrescentar mais sabor é usar temperos como pimenta-do-reino, alho, cebola, sal e 1 folha de louro.

Obs.: É importante destacar que, caso não seja preparado da forma adequada, o feijão-de-porco pode ser tóxico para o organismo. Por isso, é muito importante deixá-lo bastante tempo de molho e, se possível, consultar o seu nutricionista antes de introduzir essa leguminosa à sua dieta.

Feijão-de-porco é fonte de proteínas e minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio

O grande diferencial do feijão-de-porco é que ele possui um teor alto de minerais, auxiliando a complementar a dieta. Ele é fonte de ferro (substância responsável pelo transporte de oxigênio entre as células), potássio (fundamental para a saúde dos músculos) e de fósforo e cálcio (minerais que auxiliam na formação dos ossos e dentes). Além disso, vale destacar que o feijão-de-porco funciona como importante fonte de proteínas, sendo indicado para a dieta de veganos e vegetarianos.

Leguminosa auxilia na digestão, cumprindo efeito laxativo

Caso o objetivo seja melhorar o funcionamento do sistema digestivo, o feijão-de-porco também pode ser útil na dieta. Ele tem propriedades laxativas, sendo indicado para quem tem prisão de ventre. Além disso, as folhas da planta também são nutritivas e podem ser usadas no preparo de chás detox e diuréticos.

E aí, você já conhecia o feijão-de-porco? Para introduzir essa leguminosa na sua dieta, é muito importante que você tome os cuidados para eliminar as toxinas dos grãos antes de cozinhar. Seguindo as dicas, não tem erro!

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