Farofa integral saudável

Fácil
20 minutos
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Farofa integral saudável

A farofa vai bem com a maioria dos pratos, né? Do churrasco de domingo à saladinha durante a semana, difícil encontrar uma opção mais versátil para completar as refeições. No entanto, para quem segue uma alimentação regrada, ela pode não ser tão saudável assim... Por isso, para que não seja preciso eliminar esse acompanhamento do prato, separamos uma receita com uma versão integral e saudável para ninguém colocar defeito. Confira e aprenda a fazer:

Modo de Preparo

- Em uma frigideira, toste a aveia e reserve;

- Aqueça o azeite, doure a cebola e misture a cenoura;

- Refogue por alguns minutos;

- Junte a farinha de rosca, aveia tostada, a castanha do Pará, o sal, a pimenta e a salsa;

- Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência.

Aveia: aumenta a sensação de saciedade e é indicada para diabéticos

Uma das maiores vantagens da aveia, um cereal integral, é o fato de ser rica em fibras - o que faz com que seja uma importante aliada de quem não deseja comer em excesso, já que aumentar a sensação de saciedade no organismo. Mas essa não é sua única vantagem: além disso, ela também ajuda a diminuir o colesterol ruim, é indicada para quem tem diabetes por ter baixo índice glicêmico e ainda diminui as chances de doenças cardiovasculares.

Cebola fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação do sangue

Além de garantir um gostinho a mais na comida, a cebola também entrega vários benefícios para a saúde! Ela tem propriedades antioxidantes que ajudam na defesa do organismo por fortalecerem o sistema imunológico; conta com uma substância chamada quercetina, que melhora alergias respiratórias - como asma e bronquite - e contribui para uma melhora na circulação do sangue. E para completar, o ingrediente ainda é rico em enxofre, que garante ação antisséptica e antibiótica no organismo.

Cenoura faz bem para os olhos e para a digestão

Rica em vitaminas - como a vitamina A, por exemplo - e minerais, a cenoura também conta com muitas vantagens para o nosso organismo. Dentre elas, está a diminuição do risco de infecções por ter propriedades anti-inflamatórias, melhora na visão, controle da pressão arterial devido a presença de potássio e fibras alimentares que garantem um melhor trânsito intestinal.

Castanha do pará conta com selênio para fortalecer o sistema nervoso central

A castanha do pará, que também ajuda a dar sabor à receita do dia, melhora a saúde óssea e muscular por ser fonte de fósforo e magnésio. Além disso, também atua na proteção do sistema nervoso central e combate o hipertireoidismo pela presença do mineral selênio; ajuda a garantir um coração saudável por diminuir o colesterol ruim; e ainda conta com agentes antioxidantes que previnem o câncer.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 256Kcal ou 1075Kj 13
Carboidrato 23g 8
Proteína 5g 7
Gorduras totais 15g 27
Gorduras saturadas 0,8g 4
Fibra alimentar 1g 4
Vitamina A 331mcg 55
Cálcio 49mg 5
Ferro 14mg 10
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