Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farinha de frutas: conheça as mais famosas e os seus principais benefícios
Guia Culinário 18/12/2018

Farinha de frutas: conheça as mais famosas e os seus principais benefícios

Você sabia que a casca de algumas frutas pode ser até mais nutritiva que a polpa em si? Por isso, uma das maneiras de consumir essa parte e aproveitar todos os nutrientes é em forma de farinha. Maçã, maracujá, banana verde, laranja e uva são as opções para quem deseja aproveitar extrair uma farinha ainda mais nutritiva e rica em fibras – e o melhor de tudo é que cada um entrega um vantagem específica para o organismo. Saiba mais sobre cada seus diferentes tipos:

Farinha de maçã elimina toxinas e faz bem para o sistema cardiovascular

Além de promover saciedade, as fibras presentes na farinha de maçã – solúveis e insolúveis – ajudam a garantir uma flora bacteriana saudável e a bloquear gorduras no organismo. Mas suas vantagens não param por aí: o alimento também é capaz de eliminar toxinas, faz bem para a saúde do coração por reduzir o colesterol ruim, combate o câncer e ainda impede o desgaste muscular.

Farinha de banana verde aumenta a imunidade e ajuda no combate a depressão

Uma das maiores vantagens da farinha de banana verde é baixar a glicose – o que a torna aliada de quem sofre com problema de diabetes – e diminuir o colesterol ruim enquanto aumenta o bom. Além disso, também faz bem para o intestino graças à presença de fibras solúveis, fortalece o sistema imunológico por contribuir para a produção de células de defesa e ajuda a amenizar problemas relacionados à depressão por ter nutrientes que atuam diretamente no sistema nervoso central – como potássio e vitaminas do complexo B.

Farinha de maracujá melhora a digestão e controla a glicemia

Assim como a farinha de banana verde, a farinha de maracujá também ajuda a controlar a glicemia e a prevenir problemas com diabetes. Além disso, por contar com a ação das fibras, também é aliada de quem deseja emagrecer ou apenas seguir uma dieta mais regrada por promover uma maior sensação de saciedade no organismo e melhorar a digestão.

Farinha de laranja alivia o estresse e ameniza problemas respiratórios

Você sabia que a farinha de laranja ajuda a amenizar o estresse e a fortalecer os músculos? Mas seus benefícios não param por aí: ela também deixa o sistema imunológico mais forte, é aliada para resolver problemas respiratórios, melhora o sistema cardiovascular e até ajuda a combater a insônia. Para completar, também traz benefícios para a estética – como a melhora da saúde da pele e fortalecimento do cabelo.

Farinha de uva é rica em antioxidantes e ajuda a controlar a diabetes

Rica em antioxidantes, a farinha de uva combate os radicais livres e impede que a pele seja danificada pelo excesso de exposição solar. E ainda tem mais: por contar com a ação dos flavonoides, também diminui o colesterol ruim enquanto aumenta o bom – o que faz bem para a saúde cardiovascular -, garante mais energia por ser rica em carboidratos e controla a diabetes por evitar picos de insulina.