Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farinha de coco: Veja como podemos usar de forma prática e saudável no dia a dia
Guia Culinário 03/08/2017

Farinha de coco: Veja como podemos usar de forma prática e saudável no dia a dia

Os alimentos derivados do coco, como o óleo, o leite e o açúcar fazem muito sucesso em dietas indicadas para o emagrecimento saudável. Agora, o produto da vez é a farinha de coco. Você conhece? Fonte de importantes nutrientes para o organismo e extremamente versátil, ela pode, tranquilamente, fazer parte de diversas receitas do nosso dia a dia. Veja 5 formas diferentes para incluir o alimento na rotina.

Feita a partir da polpa da fruta, a farinha de coco entrou para o cardápio das dietas por ser livre de glúten, além de ser fonte de fibras que beneficiam o trânsito intestinal. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o alimento ainda pode auxiliar no controle da glicose e do colesterol. “A farinha de coco possui baixa quantidade de carboidratos. Também há uma predominância de ácidos graxos de cadeia média (AGCM) que correspondem de 70 a 80% da sua composição. Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino, oxidados e transformados em energia, não sendo armazenado no tecido adiposo”, explica a nutricionista, que destaca as melhores formas de consumo para a farinha de coco.

5 maneiras saudáveis de usar a farinha de coco em suas receitas

1 – Junto aos sucos de frutas: Experimente bater a sua fruta favorita (ou mais de uma) com uma porção de farinha de coco. Além de dar um novo sabor a bebida, a farinha irá acrescentar nutrientes e garantir uma maior durabilidade da saciedade.

2 – Para substituir a farinha de trigo: Nas receitas de pães, bolos e biscoitos, por exemplo, a farinha de coco pode entrar no lugar parcial ou completamente da farinha de trigo. Isso tratá uma boa quantidade de fibras à preparação, além de menos calorias, proporcionando saciedade durante a ingestão.

3 – Com iogurtes: Além de acrescentar frutas, sementes e cereais ao lanche, uma colher de farinha de coco também cairá bem ao potinho de iogurte. É uma alternativa para variar o lanche e alterar levemente o sabor da bebida.

4 – Em shakes ou vitaminas: A união de frutas e leite já é uma boa opção para tornar o café da manhã mais leve. Coloque uma colher de farinha de coco e turbine a bebida com mais fibras alimentares que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhoram a digestão.

5 – Em uma porção de frutas: Sabe aquelas porções de frutas que caem super bem com uma colherzinha de açúcar? Experimente adocicar com uma colher de farinha de coco e torne o seu lanche mais saudável.