Farinha de centeio tem glúten? É integral? Saiba tudo sobre ela

Farinha de centeio tem glúten, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e diversos minerais importantes para a saúde do coração, do cérebro e do sistema imunológico
Farinha de centeio tem glúten, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e diversos minerais importantes para a saúde do coração, do cérebro e do sistema imunológico

Muito usada na confecção de pães e bolos caseiros, a farinha de centeio se destaca por ser rica em fibras, vitaminas e minerais - indicada para substituir a de trigo em certas ocasiões. Algumas pessoas ficam na dúvida, no entanto, se ela contém glúten em sua composição e pode ser consumida diariamente por celíacos. Para esclarecer esse tipo de questão, nós preparamos uma matéria sobre as propriedades e benefícios da farinha de centeio. Vale a pena conferir!

Afinal, farinha de centeio tem glúten?

Embora seja bem nutritiva, a farinha de centeio contém sim glúten e deve ser cortada da dieta de celíacos - pois, nesse caso, pode causar sintomas como inchaço, dor abdominal, enjoo, diarreia e problemas inflamatórios mais graves. Assim como outros cereais (trigo e cevada, por exemplo), o centeio é útil para preparar pães e massas saborosos. Apenas tenha atenção caso você seja intolerante ao glúten, ok?

Tem alto teor de fibras e proteínas

O grande diferencial da farinha de centeio é que ela fornece uma grande quantidade de fibras e proteínas. Por isso, garante bastante saciedade, auxilia no processo de digestão, ajuda a controlar o colesterol, o índice glicêmico e é bem importante para a saúde dos ossos, músculos e do sistema imunológico. Para quem gosta de fazer pães e massas em casa, uma boa dica é usar o ingrediente para variar no preparo.

Farinha de centeio é rica em fósforo, potássio, magnésio, selênio, cobre e manganês

Você sabia que a farinha de centeio fornece uma variedade grande de sais minerais? Por ser fonte de fósforo, potássio e magnésio, por exemplo, ela ajuda bastante a fortalecer os ossos e o sistema nervoso. Além disso, o ingrediente é rico em selênio, cobre e manganês - nutrientes importantes para a saúde da imunidade e do coração.

É fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes

Além de ter um alto teor de minerais, a farinha de centeio é fonte importante de vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para a saúde do cérebro e do coração. Outras substâncias (como o selênio e compostos flavonoides) atuam como antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.

Fornece triptofano (aminoácido precursor da serotonina)

Outro ponto interessante dessa farinha é que fornece triptofano - mineral precursor da serotonina (o hormônio da felicidade). Por conta disso, quando consumido a longo prazo, esse ingrediente ajuda a regular o humor, a melhorar a memória, a tratar ansiedade e o estresse.

Pode ser encontrada em versões integrais

Algumas pessoas acreditam que farinha de centeio é integral - isto é, possui uma quantidade maior de nutrientes, pois não passa pelo processo de refinamento. No entanto, é importante destacar que existem tanto versões refinadas (mais pobres em nutrientes) quanto integrais (mais brutas e nutritivas) desse tipo de farinha. Basta optar pela versão que melhor atende de acordo com a receita.

O que fazer com farinha de centeio?

A farinha de centeio, assim como a de trigo, é ótima para o preparo de pães, biscoitos, pizzas, tortas e outras massas comumente preparadas no dia a dia. Depois de pronta, ela fica com uma cor mais escura que a do trigo - é ela, inclusive que costuma ser usada na confecção do clássico pão australiano.

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