Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farinha de aveia x farinha de quinoa: benefícios e receitas com os ingredientes
Guia Culinário 08/02/2022

Farinha de aveia x farinha de quinoa: benefícios e receitas com os ingredientes

Seja para preparar pães, bolos, biscoitos ou vitaminas e smoothies, as farinhas de aveia e de quinoa são bastante úteis e ajudam a dar a consistência certa às massas e bebidas. Além de versáteis na cozinha, elas são altamente nutritivas e podem ser incrementadas com outras farinhas – como as de chia e de coco – que agregam ainda mais em termos nutricionais. Quer saber mais sobre os benefícios da farinha de aveia, de quinoa e receitas com ambos os ingredientes? É só continuar lendo!

Farinha de aveia: quais seus benefícios e como usá-la na cozinha

A aveia é um cereal rico em ferro, magnésio, fósforo, zinco, fibras alimentares e vitaminas que são fundamentais para a saúde. Ela pode ser encontrada em forma de farinha, farelo, flocos (finos ou grossos) e serve para diferentes preparos. A farinha de aveia, em especial, é ótima para substituir a farinha de trigo – que é mais pobre em nutrientes – em receitas de massas caseiras. Saiba mais sobre esse ingrediente:

Benefícios da farinha de aveia para a saúde do coração

A farinha de aveia é fonte de fibras alimentares, como a beta-glucano, que atuam diretamente no controle do colesterol – ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim) e evitam o acúmulo de gordura no sangue. As fibras presentes no alimento também contribuem para o controle do índice glicêmico. Por isso, inclusive, esse tipo de farinha é muito indicado para quem tem diabetes.

Farinha de aveia melhora o sistema digestivo

Por ter um alto teor de fibras e minerais, a farinha de aveia também é considerada uma grande aliada do sistema digestivo. Além de conceder mais saciedade, ela contribui para a produção do ácido butírico – substância que mantém o intestino saudável e contribui para a absorção de nutrientes.

Alimento fortalece o sistema imunológico

A farinha de aveia se destaca por ser fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes que fortalecem o sistema de defesa do corpo, prevenindo sintomas de gripes e resfriados, por exemplo. O alimento também é benéfico para a saúde do cérebro e do sistema nervoso como um todo.

Receitas com farinha de aveia para preparar no dia a dia

Para incluir a farinha de aveia no seu cardápio, uma boa dica é apostar em receitas rápidas para o dia a dia. Você pode usá-la no preparo de bolos de caneca, por exemplo, ou pães caseiros. Também é possível preparar um mix de frutas picadas incrementada com farinha de aveia, um pouco de mel e granola.

As vitaminas e smoothies, por sua vez, podem ser feitas com frutas picadas, leite e farinha de aveia. Confira uma receita de panqueca de banana feita com farinha de aveia que fica deliciosa e pode servir para o café da manhã:

Panqueca de banana com farinha de aveia

Ingredientes

– 1 banana amassada

– 1 ovo orgânico Taeq

– 1 colher de sopa de farinha de aveia Taeq

– Mel a gosto

– Óleo de coco sem sabor Taeq para untar

Depois de amassar bem a banana, junte o ovo e bata tudo com um garfo. Em seguida, junte a farinha de aveia e o mel. Mexa tudo até formar uma mistura homogênea.

Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de óleo de coco sem gosto e espalhe. Despeje a massa da panqueca por cima e deixe fritar dos dois lados até dourar. Sirva a panqueca com mais uma banana picada e canela em pó por cima.

Farinha de quinoa: para que serve e como consumi-la no dia a dia

Assim como a farinha de aveia, a farinha de quinoa é fonte de fibras e sais minerais indispensáveis para o organismo. Junto com a aveia e outras farinhas, ela consegue render receitas de pães, bolos, biscoitos e outras massas bem saborosas. Descubra por que ela é bastante indicada para a alimentação diária:

Farinha de quinoa: benefícios para o sistema digestivo

A farinha de quinoa se destaca por ter um alto teor de fibras alimentares que garantem mais saciedade e ainda contribuem diretamente para a formação do bolo fecal. Ela é considerada um importante alimento para o sistema digestivo, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue (evita picos de glicose) e ainda ajuda a regular os níveis de colesterol.

Alimento é fonte de proteínas e triptofano

Você sabia que a quinoa é um tipo de cereal altamente proteico? Por conta disso, ela ajuda bastante na formação de massa magra e na recuperação das fibras musculares após o exercício físico. O alimento também é fonte de triptofano – aminoácido precursor da serotonina (“hormônio da felicidade”). Ou seja, também ajuda a regular o humor e a evitar sintomas de estresse ou ansiedade.

Farinha de quinoa auxilia no processo de queima calórica

Quando se trata de acelerar o processo de queima de calorias, a farinha de quinoa é bastante indicada. Além de ter um baixo índice glicêmico (é pouco calórica), ela ajuda a acelerar o metabolismo e reduz o apetite, pois tem um teor muito alto de fibras alimentares. Por isso, caso você precise prepara massas ou incrementar saladas no dia a dia, uma boa dica é recorrer a esse tipo de farinha.

Para que serve a farinha de quinoa na saúde do sistema nervoso

Você sabia que a farinha de quinoa é fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes que auxiliam diretamente na saúde do sistema nervoso? Esses nutrientes são importantes para as funções cerebrais, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer. Por isso, uma dica importante é comer alimentos fontes desses nutrientes.

Receitas com farinha de quinoa para experimentar

Para usar a farinha de quinoa no dia a dia, uma boa dica é apostar em receitas caseiras de biscoitos, bolos e pães simples. A dica é combinar a farinha de quinoa com farinha de aveia ou de coco para dar a consistência certa às massas. Esse tipo de farinha também é ótimo para incrementar vitaminas e smoothies, por exemplo.

Prefere apostar em saladas verdes bem nutritivas? Nesse caso, o ideal é usar a quinoa em grãos – que harmoniza com vegetais folhosos e até frutas, como manga e maçã. A quinoa pode servir como fonte vegetal de proteína, fazendo da sua saladinha uma refeição completa.

Vitamina de morango com farinha de quinoa

Seja para tomar no lanche ou no café da manhã, a vitamina de morango incrementada com farinha de quinoa é uma opção bastante nutritiva – rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas – e bastante refrescante para os dias mais quentes.

Ingredientes

– 300 ml de leite longa vida zero lactose Taeq gelado

– 10 morangos

– 5 pedras de gelo

– 1 colher de sopa de farinha de quinoa

Para preparar, coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até formar uma mistura bem consistente. Beba em seguida.