Farinha de aveia tem glúten? Aumenta a glicose? Tire dúvidas sobre o ingrediente

A farinha de aveia possui muitos benefícios para os diabéticos tipo 2, pois melhoram a resistência do organismo à insulina e diminuem os níveis de açúcar no sangue.
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A farinha de aveia é tida como uma opção saudável a quem quer parar de consumir carboidratos simples (como a farinha de trigo, que ela substitui). Mas ela ainda gera interrogações que invadem a cabeça de quem está pensando em adotá-la na dieta: engorda? Faz bem mesmo? Aqui, você vai sanar todas as suas dúvidas sobre esse cereal e não errar mais na hora de fazer um cardápio mais saudável.

Farinha de aveia engorda?

A farinha de aveia é considerada um alimento de baixa caloria. Uma colher de sopa do ingrediente tem, em média, 55 kcal. Por isso, é possível dizer o contrário: a farinha ajuda a emagrecer. Ela tem triptofano e cromo, duas substâncias que estão diretamente ligadas ao desejo de comer doces, e agem inibindo essa vontade. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade, já que é rica em fibras.

Ouvi dizer que a farinha de aveia é low carb! É verdade?

A farinha de aveia não é um alimento low carb, pois possui grande quantidade de carboidratos. Porém, muitas pessoas que seguem a dieta recomendam a inclusão da farinha de aveia. Isso porque a aveia é um carboidrato complexo, que é mais saudável e nutritivo do que um carboidrato simples, como a farinha de trigo e o açúcar.

Farinha de aveia aumenta a glicose?

Não, pelo contrário: a farinha de aveia possui uma fibra específica, chamada beta glucana, que, além de outros benefícios, diminui o nível de glicose no sangue. Outra vantagem é que o cereal previne a resistência do corpo à insulina, combatendo a diabetes tipo 2. Por isso, essa farinha é extremamente recomendada para diabéticos e insulinodependentes.

Sou celíaco... Farinha de aveia tem glúten?

A aveia é naturalmente livre de glúten, mas seu consumo nem sempre é liberado para portadores de doença celíaca. Isso porque o alimento muitas vezes é cultivado no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio - que, por sua vez, possuem glúten. Dessa forma, ocorre a contaminação cruzada durante a colheita. O problema também pode se repetir durante o processo de armazenagem desses cereais, fazendo com que celíacos evitem a aveia com medo de o corpo sofrer alguma reação de intolerância à proteína. Por isso, fique sempre atento aos rótulos das embalagens para ter certeza que a farinha de aveia que você está consumindo não possui glúten.

Farinha de aveia ajuda a ganhar massa muscular?

Sim! A aveia é fonte de energia e seu consumo ajuda a ganhar massa muscular. Embora o farelo de aveia - não, os dois não são a mesma coisa - seja mais indicado para esse fim, qualquer derivado da aveia antes de malhar ou fazer musculação ajuda na dieta de quem quer estar em forma. Usar a farinha de aveia em alguma receita com alimentos proteicos, como batata-doce, ovo cozido e frango, contribui para o ganho de massa magra.

Quais os benefícios da farinha de aveia?

Além dos já mencionados, esse cereal ajuda na produção de hormônios que proporcionam o bem-estar, como a serotonina e a dopamina, reduz o colesterol ruim, melhora a digestão e o funcionamento do intestino. Também combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce por ser antioxidante, elimina toxinas, faz bem para o coração e melhora a pressão arterial.

Publicada em: 10/9/2019
Editada em: 14/10/2020

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