Farinha de amaranto é low carb? Tem carboidratos? Conheça seus benefícios

A farinha de amaranto não pode ser considerada uma alternativa low carb, mas é rica em fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco, selênio e outros minerais importantes
A farinha de amaranto não pode ser considerada uma alternativa low carb, mas é rica em fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco, selênio e outros minerais importantes

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Rica em proteínas, fibras e vitaminas importantes, a farinha de amaranto é uma alternativa interessante para incorporar massas de bolos e pães no dia a dia. Ela tem um sabor mais terroso e levemente adocicado, dando um toque especial às receitas. Algumas pessoas, inclusive, acreditam que ela é pobre em carboidratos, sendo indicada para quem quer emagrecer. Mas será que ela realmente serve para dietas low carb? Para esclarecer esse assunto, nós preparamos uma matéria sobre a farinha de amaranto e seus benefícios. Confira!

Afinal, farinha de amaranto é low carb?

Apesar de ser uma farinha bem saudável e nutritiva, a farinha de amaranto não pode ser considerada uma alternativa low carb. Isso porque ela é feita a partir do amaranto - cereal que contém uma boa concentração de carboidratos, fibras, proteínas, magnésio, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e outras vitaminas importantes. A farinha de amaranto, inclusive, é considerada mais nutritiva do que outras feitas com trigo, arroz ou milho, por exemplo.

Os benefícios da farinha de amaranto e seus possíveis usos

Por ser feita a partir de um cereal muito rico em termos nutricionais, a farinha de amaranto pode ser muito benéfica à saúde. Além disso, ela é bem versátil - pode ser usada para incrementar receitas de cookies, brownies, bolos, pães e panquecas. O ideal, no entanto, é usá-la junto com a farinha de aveia ou de trigo integral para que a massa fique no ponto certo.

Farinha ajuda a diminuir o colesterol e o índice glicêmico

Por conter um alto teor de fibras em sua composição, a farinha de amaranto é uma ótima aliada para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), auxiliando na saúde do coração. Além disso, ela ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue e, por isso, também é indicada para a dieta de diabéticos.

Contribui para a perda de peso

Apesar de não ser uma alternativa low carb, a farinha de amaranto pode ajudar na perda de peso. Isso porque ela tem alto teor de fibras - nutrientes que garantem mais saciedade e também auxiliam no funcionamento do sistema digestivo.

Amaranto fortalece o sistema de defesa do corpo

A farinha de amaranto é rica em substâncias antioxidantes, vitaminas E e do complexo B (em especial B6 e B9), fibras e minerais importantes (ferro, cálcio, cobre, zinco, selênio e outros) que são fundamentais para manter o sistema imunológico sempre fortalecido. Por isso, ela também é uma aliada para garantir que o sistema de defesa do corpo funcione bem a longo prazo.

Faz bem para o sistema nervoso

Quando se trata de manter o sistema nervoso central em bom funcionamento, a farinha de amaranto também pode ajudar bastante. Isso porque ela é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram as funções cognitivas, a memória e o raciocínio. Além disso, minerais como zinco e selênio, também presentes no amaranto, são fundamentais para a saúde do cérebro.

Alimento ajuda a manter os ossos e músculos fortalecidos

A farinha de amaranto também é fonte de cálcio, fósforo e potássio - minerais fundamentais para a saúde dos ossos e músculos. Por conta disso, ela é indicada para quem pratica muito exercício físico, pois ajuda na recuperação muscular. Vale destacar que essa farinha também é rica em proteínas, que são essenciais para a saúde do sistema ósseo e do organismo como um todo.

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