Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 23/04/2021

Existem frutas com zinco? Saiba onde encontrar o mineral

O zinco é um mineral importantíssimo para a nossa saúde. Sua ação é concentrada principalmente no sistema nervoso, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer ou a depressão, mas também é muito influente na saúde cardiovascular, na cicatrização de feridas e no sistema imunológico. Por isso, é bom saber onde encontrar esse nutriente para turbinar a alimentação. Existem frutas com zinco, por exemplo? E hortaliças? Descubra se encontrá-lo nesse tipo de alimento é mito ou realidade e onde o mineral está presente de forma natural.

Frutas e hortaliças são pobres em zinco

Sim, é um mito: as frutas não são boas fontes de zinco, nem as hortaliças. Isso é uma informação importante principalmente para vegetarianos e veganos, que fazem dietas mais restritivas e têm como base de sua alimentação vegetais. Se esse for o seu caso, é bom ficar atento e repor o mineral com outros alimentos possíveis de incluir na dieta – ou, se necessário, fazer suplementação com um nutricionista.

Carnes em geral são ricas em zinco

As carnes são as fontes mais conhecidas de zinco. Entre elas, destacam-se o fígado bovino, carne bovina, peru, frango e carne de porco. E não só: a carne bovina é rica em ácido fólico e ferro, além de vitaminas, prevenindo a anemia; a carne de porco é fonte de selênio e de vitaminas do complexo B; o frango é uma carne magra para quem precisa perder peso e ajuda a prevenir o câncer; já o peru reduz o colesterol no sangue e aumenta a resistência da imunidade.

Ostra é a maior fonte de zinco

Para quem é fã de frutos do mar, uma boa notícia: a ostra é a maior fonte de zinco entre os alimentos. Além de zinco, esse alimento delicioso também é fonte de ômega 3, ácido graxo que não é produzido naturalmente pelo organismo e tem efeito anti-inflamatório, além de melhorar o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e o controle da glicemia.

Oleaginosas são fontes de zinco para veganos e vegetarianos

Para aquelas pessoas que seguem uma dieta sem carne ou derivados, não precisa ficar apreensivo: uma ótima opção para consumir zinco são as oleaginosas como amêndoas, castanha-do-pará e castanha de caju, que possuem grande concentração desse mineral. Outra vantagem das oleaginosas é que elas também contêm ômega 3 e são gorduras boas, que auxiliam no controle do colesterol.

Chocolate amargo é uma sobremesa nutritiva

O chocolate não é nenhum vilão, pelo contrário: ele pode ser muito nutritivo! O chocolate amargo, ou seja, com mais de 50% cacau, é sim uma fonte de zinco e se torna uma sobremesa saudável e nutritiva, além de deliciosa. Ele também estimula a produção de serotonina, o hormônio do prazer e do bem-estar, além de dar energia.