Existem diferentes tipos de chuchu? Saiba mais sobre as variedades desse fruto

Chuchu é um legume pouco calórico e rico em água. O alimento oferece energia para o corpo e fortalece o sistema imunológico
Chuchu é um legume pouco calórico e rico em água. O alimento oferece energia para o corpo e fortalece o sistema imunológico

É comum que alimentos orgânicos apresentem variações em tamanho e cor quando vamos às compras no mercado, mas você sabia que existem diferentes tipos de chuchu? Pois é! O chuchu é um legume rico em água, minerais e vitaminas vitais para o corpo, entre outros benefícios. Cada variedade do alimento pode ser reconhecida pela plantação de origem, cor, formato e/ou propriedades específicas do mesmo. Apesar das diferenças, o chuchu é muito utilizado em receitas culinárias por ser extremamente saudável e pouco calórico. Descubra mais sobre os tipos de chuchu e como você pode utilizar cada um!

Chuchu-verde é o mais vendido e consumido no Brasil e mundo afora

O chuchu-verde é o mais famoso dentre as variedades de chuchu produzidas no Brasil. Conhecido também como machucho, ele possui tamanho médio, casca espinhosa e é mais rígido do que outros tipos do legume. Fonte riquíssima de cálcio, ferro, potássio, zinco, fósforo e magnésio, o fruto também possui quantidades relevantes de vitaminas A, C e do complexo B e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células.

Praticamente todo composto de água, o chuchu-verde é pouco calórico, o que faz dele um ótimo vegetal para dietas de emagrecimento. Ele também estimula o bom funcionamento do sistema digestivo por ter ações anticonstipação e diuréticas, além de promover saúde para o coração e todo o sistema cardiovascular. Por ser considerado um alimento regulador, incluir o legume no cardápio é muito benéfico para o corpo. Ele é extremamente versátil e faz parte de diversos pratos do cotidiano como acompanhamento ou como ingrediente principal, até no café da manhã!

Chuchu-branco (ou mini-chuchu) fortalece os ossos e combate a osteoporose

Diferentemente do chuchu-verde, o mini-chuchu é pequeno e tem coloração esbranquiçada. O legume é rico em magnésio e fósforo, minerais que auxiliam no fortalecimento dos ossos e combatem doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, o chuchu-branco também possui boas quantidades de vitamina C e zinco, que aumentam a imunidade e previnem quadros de gripe e resfriados.

Na hora de consumir essa variação do legume, o mini-chuchu é muito utilizado em conservas de legumes para saladas, como o picles. O chuchu-branco também é usado para fazer massa de nhoque vegetariano/vegano ou chips assados no forno. Muito legal, né?

Chuchu-preto (ou chuchu-mamute) melhora a elasticidade da pele e a saúde do cabelo

O chuchu-preto, também conhecido como chuchu-mamute, é o maior dentre os tipos de chuchu. Essa variação do legume tem a cor mais escura e a casca mais espinhosa. Por ter uma composição mais rígida, a casca concentra maiores quantidades de zinco e vitaminas C, E e ácido fólico, um tipo do complexo B. Esses nutrientes melhoram a saúde da pele e dos cabelos e ajudam a reduzir a oleosidade dos tecidos.

Apesar da rigidez, o chuchu verde escuro costuma ser mais fácil de partir e também é mais macio por dentro do que o próprio chuchu-verde quando colhido e consumido antes de amadurecer. Mesmo não sendo tão reconhecido ou distribuído em todos os estados do Brasil, o chuchu-preto está crescendo no mercado nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais espaço na cozinha brasileira!

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