Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Existem calorias negativas? Saiba a verdade sobre os alimentos menos calóricos
Guia Culinário 08/12/2017

Existem calorias negativas? Saiba a verdade sobre os alimentos menos calóricos

Você já ouviu falar em calorias negativas? Quem sempre busca formas para perder peso na alimentação, com certeza já. Mas, será que elas realmente existem e, se existem, será que funcionam? Conhecidos por favorecerem o emagrecimento saudável e nutritivo, esses alimentos que aumentam o gasto calórico no organismo, estão sendo cada vez mais procurados pelas pessoas e, por isso, merecem atenção especial.

De antemão, a nutricionista Carolina Barcellos afirma que o termo “calorias negativas” é, do ponto de vista nutricional, equivocado. Contudo, ela reitera que existem alimentos, principalmente vegetais, com baixíssima densidade calórica, que favorecem as dietas alimentares de emagrecimento. Ela explica as características desses ingredientes e as razões de eles contribuírem tanto para a perda peso:

“Por não terem gordura, possuírem poucos carboidratos, grande quantidade de água e por utilizarem muita energia para serem metabolizados pelo organismo, esses alimentos gastam mais energia para serem digeridos do que a energia proveniente dele mesmo”, completa a nutricionista.

Carolina Barcellos destaca que mesmo sem a comprovação científica para o termo de calorias negativas, esses vegetais são sempre bem-vindos em um plano alimentar: “Vale a pena apostar nesses alimentos por serem saudáveis, fontes de diversos nutrientes e ricos em fibras”, finaliza.

8 alimentos com “calorias negativas” que contribuem para o emagrecimento

1 – Abobrinha: Com apenas 17 kcal em 100g gramas desse alimento, a abobrinha se encaixa nessa lista de alimentos já que possui pouquíssimas calorias. Além disso, esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e neurológico.

2 – Alface: A folha tão presente nas saladas do dia a dia, possui 15 kcal em 100g, sendo indicada para auxiliar no emagrecimento saudável e aumentar o gasto calórico da digestão. As folhas de alface também possuem níveis altos de cálcio e fósforo, mantendo os ossos, dentes e músculos saudáveis, além de equilibrar o organismo.

3 – Berinjela: Rica em agentes antioxidantes, a berinjela é importante para prevenir o envelhecimento precoce das células e impedir as ações dos radicais livres no organismo. O vegetal fornece 25 calorias em 100g.

4 – Brócolis: O vegetal verde escuro carrega consigo 34 kcal em 100g, sendo também associado com o emagrecimento saudável por ser rico em fibras alimentares, que proporcionam saciedade e facilitam o trânsito intestinal.

5 – Couve: Cheia de nutrientes que ajudam a tornar o nosso organismo mais saudável e equilibrado, a couve é rica em fibras, vitaminas do complexo B e C, além de ferro, cálcio, fósforo, potássio e zinco que completam seu quadro nutricional. A couve possui 49 calorias em 100g de folhas.

6 – Damasco: Saboroso e presente nas mesas dos brasileiros nas preparações de Natal, o damasco possui 48 calorias e ainda pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, já que é rico em antioxidantes que impedem o desenvolvimento das células cancerígenas. A fruta também é rica em ferro e fósforo, além das vitaminas A, do complexo B e C.

7 – Melancia: Rica em água, a fruta é extremamente importante para hidratar o organismo e ainda ajudar na perda de peso. Com 31 calorias em uma fatia média, a melancia também possui vitamina C, nutriente responsável por prevenir gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico.

8 – Pepino: Com 16 calorias em 100g, o pepino é um alimento rico em ferro, ajudando na prevenção da anemia e no transporte de oxigênio para as células do corpo. Também é rico em potássio, prevenindo cãibras musculares e melhorando a saúde cardiovascular.

* Carolina Barcellos (CRN2-13592) é nutricionista clínica e disponibiliza a rede social da clínica de atendimento para informações e contato: Nutrissoma