Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Existem alimentos sem nutrientes? Descubra o que é melhor evitar consumir
Guia Culinário 09/10/2020

Existem alimentos sem nutrientes? Descubra o que é melhor evitar consumir

Você já parou para pensar se todos os alimentos são realmente nutritivos – isto é, fornecem minerais, vitaminas, fibras, proteínas ou carboidratos para a dieta? Na verdade, não existem alimentos sem nutrientes – afinal, todos possuem compostos químicos e um valor nutricional (mesmo que pequeno). No entanto, existem alguns que são tão pobres que chegam a ser irrelevantes. Certos produtos industrializados, por exemplo – além de serem fontes de gorduras trans, que são maléficas para a saúde – não acrescentam em nada à dieta. Então, para que você busque uma alimentação cada vez mais natural e nutritiva, reduzindo o consumo de comidas ultraprocessadas, nós preparamos uma lista de alimentos pobres em nutrientes para evitar no dia a dia. Confira!

1. Açúcar refinado tem alto índice calórico

Alimentos refinados, de uma forma geral, tendem a ser menos nutritivos do que as versões integrais, sabia? O açúcar refinado, em especial, é o exemplo perfeito de alimento pobre em nutrientes. Por receber aditivos químicos e passar por um grande processo de refinamento, ele perde praticamente todas as suas vitaminas e minerais. Além disso, esse tipo de açúcar possui alto índice calórico e pode ser muito prejudicial à saúde quando consumido em grande quantidade e a longo prazo. Por isso, o ideal é substituí-lo por alternativas mais naturais, como o açúcar demerara, mascavo ou de coco.

2. Achocolatado é pobre em nutrientes e rico em açúcar

Assim como o açúcar refinado, o achocolatado é uma alternativa bastante calórica e pobre em nutrientes. O principal problema desse produto é que ele tem um alto teor de açúcar em sua composição e, quando consumido em excesso no dia a dia, aumenta as chances de diabetes e outros problemas de circulação. O mais indicado é substituí-lo por cacau em pó – uma alternativa rica em antioxidantes, triptofano (aminoácido precursor da serotonina), vitamina C, E e minerais importantes.

3. Pipoca de micro-ondas é muito gordurosa e pouco nutritiva

Além de ser um produto com alto teor de gordura trans, a pipoca de micro-ondas também se destaca por ser muito pobre em termos nutricionais. Isso porque a olestra (tipo de gordura adicionada na pipoca) afeta na digestão e reduz a capacidade de absorção de vitaminas, minerais e antioxidantes pelo organismo. Caso o objetivo seja fazer uma pipoca nutritiva e saudável, o recomendado é estourar o milho na panela e acrescentar os temperos que você preferir. A Taeq também oferece pipocas prontas de diferentes sabores (de ervas finas; páprica e pimenta; maçã, canela e linhaça, por exemplo) bem saudáveis que podem ser incluídas na sua alimentação.

4. Margarina é fonte de gorduras trans e pode ser maléfica à saúde

Para manter uma dieta saudável e pouco gordurosa, também é importante evitar ao máximo o consumo de margarina. Para quem não sabe, ela é feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais e, diferentemente da manteiga, é considerada um alimento ultraprocessado, rico em gorduras trans e zero nutritivo. Por isso, na hora de refogar e fritar vegetais ou carnes, o ideal é sempre usar azeite, óleo de coco ou, dependendo, até mesmo um pouco de manteiga, que são alternativas mais nutritivas.

5. Produtos ultraprocessados têm muitas gorduras trans, saturadas e poucos nutrientes

Macarrão instantâneo, biscoitos recheados, salgadinhos empacotados, congelados (pizzas e sorvetes) e outros alimentos ultraprocessados também podem ser muito maléficos para a saúde. Além de serem pobres em nutrientes, eles têm alto teor de gorduras trans e saturadas – podem aumentar o nível de colesterol ruim (LDL) e, a longo prazo, causar problemas graves de coração. Por isso, a nossa dica é sempre buscar ter uma alimentação o mais natural possível, com muitas frutas, legumes e verduras, fugindo ao máximo dos produtos industrializados.