Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Exercício antes de dormir faz bem ou mal? Saiba o melhor horário para praticá-lo
Movimente-se 12/11/2020

Exercício antes de dormir faz bem ou mal? Saiba o melhor horário para praticá-lo

Praticar exercícios físicos regularmente é importante para manter o bom funcionamento do metabolismo e estimular o sono. Mas você sabia que não é recomendado se exercitar logo antes de dormir? Isso porque, muitas vezes, a adrenalina liberada durante a atividade pode deixar o organismo muito agitado à noite, dificultando o sono. Para saber melhor quais são os horários indicados para a prática de exercícios, é só continuar lendo!

Exercício físico é mais benéfico ao organismo quando praticado até 4 horas antes da hora de dormir

Antes de tudo, é importante destacar que a prática de exercício físico faz bem para o sono por uma série de motivos: ajuda a reduzir a ansiedade, a regular a respiração e garante mais bem-estar físico e mental. Ainda assim, é importante ter atenção com os horários destinados para os exercícios. No artigo científico “Effects of Exercise on Sleep” (“Efeitos dos exercícios físicos no sono”), o autor Shawn D. Youngstedt destaca que a atividade realizada entre 4 e 8 horas antes da hora de dormir – com duração aproximada de 1 hora e, preferencialmente, de intensidade moderada – costuma ser mais benéfica para o organismo.

Em casos de quem tem histórico de insônia, os cuidados com a prática de exercício à noite deve ser redobrada. Neste caso, o mais indicado é dar preferência para atividades (aeróbicas, de musculação, resistência ou o que preferir) na parte da manhã ou, no máximo, até 4 horas antes da hora de dormir.

Afinal, qual é o melhor horário para se exercitar?

Apesar de muitas pesquisas afirmarem que a prática de atividades físicas pela manhã é mais benéfica – por conta da maior perda calórica em jejum, por exemplo -, é importante destacar que não existe um horário certo para se exercitar. O mais indicado, na verdade, é adequar o treino de acordo com a sua rotina e tentar manter o foco e a regularidade na prática.

Vale destacar, ainda assim, que o ideal para quem dorme cedo, por exemplo, é buscar fazer exercícios até umas 18h ou 19h – dessa forma, quem sabe, é possível criar um intervalo de 3 horas até o momento de ir para a cama. Existem algumas exceções de pessoas que se adaptam bem praticando exercícios de forma leve ou moderada entre 50 ou 60 minutos antes de dormir. Ou seja, o mais importante é não abrir mão do treino e entender o funcionamento do seu próprio organismo – de preferência, com o acompanhamento de um profissional da educação física – para definir o melhor horário dos exercícios.