Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 03/09/2019

Excesso de minerais é perigoso para o organismo! Saiba com quais tomar cuidado

Para manter o corpo saudável e em equilíbrio é essencial consumir os alimentos de forma regrada – ou seja, sem exagerar em nada (inclusive nas frutas e verduras). O que muita gente não sabe é que alguns minerais, quando consumidos em excesso, acabam prejudicando o funcionamento do organismo. Com isso, ocasionam doenças, fraqueza nos músculos e, em alguns casos, surtem um efeito tóxico no corpo. Para que você não erre a mão no consumo dos minerais, nós listamos aqueles que devem ser consumidos com parcimônia. Dá uma conferida!

Sódio em excesso causa pressão alta e estimula a perda de cálcio

O sódio é um dos principais minerais que precisa ser consumido de forma moderada, sabia? Isso porque, quando em excesso no sangue, ele tende a aumentar a pressão arterial, podendo ocasionar hipertensão e, consequentemente, doenças cardiovasculares mais graves. Além disso, se consumido de forma exagerada a longo prazo, o sódio pode ocasionar pedras nos rins e interferir no equilíbrio do organismo – ele é capaz de reduzir, por exemplo, a absorção do cálcio pelo organismo (mineral fundamental para a saúde dos ossos).

Tendo isso em mente, uma boa dica é tentar reduzir no dia a dia o uso de sal no preparo de comidas. O ideal é substituir o ingrediente por outros temperos naturais e saudáveis, como pimentas e hortaliças. Essa é uma ótima sugestão para quem procura um estilo de vida mais saudável!

Excesso de cálcio pode enfraquecer os ossos

Engana-se quem pensa que o cálcio pode ser consumido de forma ilimitada. Apesar de o mineral ser importante para o fortalecimento dos ossos e músculos – e ser indispensável na alimentação diária -, ele também não pode ser consumido em excesso.

A hipercalcemia, que consiste na concentração elevada de cálcio no sangue, pode ocasionar problemas em todo o organismo: enfraquecimento dos ossos e músculos, dores, contrações musculares e até mesmo náuseas e irritabilidade. Por isso, é muito importante tomar cuidado para não exagerar no consumo de alimentos ricos em cálcio (tais como leite e derivados).

Quando consumido em excesso, o ferro pode causar fraqueza e cansaço

O ferro é outro mineral que não pode ficar de fora da dieta! Afinal, ele é o responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, previne a anemia e auxilia na produção de elastina e colágeno (sendo importante para a saúde da pele). Mas, apesar de ser essencial para o funcionamento do organismo, ele também não pode ser consumido em excesso.

O que muita gente não sabe é que, quando consumido de forma exagerada, o ferro pode ser intoxicante, causar cansaço, fraqueza, queda de cabelo e até mesmo ocasionar alterações no ciclo menstrual. O excesso de ferro ocorre, geralmente, quando a pessoa consome suplementos sem o devido acompanhamento médico. Por isso, é fundamental buscar a ajuda de um profissional adequado e realizar dietas equilibradas.

Excesso de fósforo pode ocasionar problemas no músculo e na circulação sanguínea

Você já ouviu falar na hiperfosfatemia? Esse problema consiste na concentração elevada de fósforo no sangue, o que ocasiona problemas como má circulação sanguínea, enfraquecimento muscular, cansaço, dormência e formigamento nos músculos. Assim como o cálcio, o fósforo é um mineral importante para a saúde dos ossos, músculos e dentes. Por isso, ele também deve ser consumido no dia a dia, mas sempre de forma moderada.

Manganês em excesso surte efeito tóxico no organismo

Na lista dos minerais que devem ser consumidos com moderação, o manganês é um dos que mais se destacam. Apesar de ele ser importante para o funcionamento do cérebro e do metabolismo, ele acaba tornando-se tóxico quando consumido em grandes quantidades. Caso fique em excesso no organismo, o mineral acaba intoxicando o fígado e comprometendo o funcionamento do sistema nervoso. Por isso, é fundamental consumir manganês com cautela, sempre de forma regrada e sem exageros. No fim, a palavra-chave para nunca ter problemas alimentícios é sempre a mesma: equilíbrio.