Estrogonofe de shimeji e palmito

Fácil
50 minutos
4 porções
Estrogonofe de shimeji e palmito

Quem deixou de comer carne por seguir uma dieta vegana ou vegetariana ou resolveu diminuir o consumo da proteína pode apostar em algumas substituições para não precisar abrir mão de pratos clássicos. O estrogonofe, por exemplo, pode aparecer em uma deliciosa versão que conta com o cogumelo shimeji, palmito e creme de inhame - além de alguns ingredientes extras para tornar tudo mais saboroso, como molho de tomate, mostarda, pimenta, salsa e chips de batata doce. Gostou da ideia? Então veja o passo a passo da receita para aprender a fazer o prato!

Modo de Preparo

- Descasque os inhames, coloque em uma panela e cozinhe na água até ficarem bem macios;

- Escorra e bata no liquidificador com 1 xícara de água até formar um creme e reserve;

- Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e acrescente o shimeji;

- Tempere com sal e refogue até evaporar toda água;

- Adicione o palmito, o creme de inhame reservado, o molho de tomate e a mostarda;

- Tempere com sal e pimenta e sirva com arroz integral, salpicando salsa e chips de batata-doce Taeq.

Shimeji é indicado para vegetarianos e veganos por ser um bom ingrediente para substituir a carne vermelha

Muito consumido na China, esse é um dos cogumelos que mais conta com nutrientes importantes - além de também ser uma boa pedida para receitas por ser supersaboroso! Fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas - como a B12, que melhora a memória e concentração -, ele é muito indicado para vegetarianos e veganos por funcionar como um ótimo substituto nutricional da carne vermelha.

Palmito é rico em fibras e tem vitaminas do complexo B

Com uma boa quantidade de zinco em sua composição, o palmito - que também é muito usado junto com o estrogonofe de carne vermelha ou de frango - beneficia os músculos por auxiliar a síntese de proteínas no organismo. Além disso, ele também controla a pressão arterial com a ajuda do potássio, aumenta a sensação de saciedade por ser rico em fibras e conta com todos os benefícios que vêm junto com as vitaminas do complexo B.

Inhame ajuda a reduzir o nível de colesterol e ainda previne o mal de Alzheimer

Além do sabor neutro, que facilita seu uso tanto em pratos doces quanto em salgados, o inhame também é um importante aliado de quem quer ficar com a saúde em dia! Uma de suas maiores vantagens é fazer bem para o coração por contar com fibras que ajudam a reduzir o nível de colesterol, mas não para por aí: ele também tem vitaminas que atuam na prevenção do mal de Alzheimer, conta com nutrientes que ajudam a repor hormônios femininos, é fonte de ferro e ainda tem agentes antioxidantes para combater o câncer.

Arroz integral é opção saudável e tem mais nutrientes que o tradicional

Por não passar pelo processo de industrialização, o arroz integral é mais saudável que o comum por ser livre da adição de substâncias químicas e preservar os nutrientes mais importantes do grão - já que sua camada externa é mantida. Ele é rico em vitaminas do complexo B e magnésio, além de ter propriedades antioxidantes e fibras que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino.

Chips de batata-doce é fonte de carboidratos

Para garantir o toque crocante no prato sem comprometer o lado saudável da receita, o chips de batata-doce é a melhor opção para substituir a batata palha ou a batata frita. Isso porque seu ingrediente principal é rico em ômega 3, conta com vitaminas do complexo B e ainda garante mais energia para o corpo por ser fonte de carboidratos.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 255 Kcal ou 1071 Kj 13
Carboidrato 46 g 15
Proteína 6 g 8
Gorduras totais 5 g 9
Gorduras saturadas 0,7 g 3
Sódio 240 mg 10
Fibra alimentar 5 g 20
Vitamina A 23 mcg 4
Vitamina D 16 mcg 320
Vitamina C 12 mg 27
Cálcio 88 mg 9
Ferro 2 g 14
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