Estou com muita sede. O que pode estar acontecendo? Veja as possíveis razões

Beber água é fundamental para a vida, porém, quando a sede é constante, é bom estarmos atentos à hidratação correta
Beber água é fundamental para a vida, porém, quando a sede é constante, é bom estarmos atentos à hidratação correta
Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

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Sentir uma sede excessiva e constante é normal? É sabido que beber água é essencial para o nosso bem-estar. A água previne a desidratação e ainda garante o bom funcionamento do organismo, porém, quando sentimos uma necessidade maior de consumo, é importante estar atento ao que pode estar acontecendo. Veja algumas razões para estar com muita sede e como tratar cada uma delas.

Segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde, OMS, por dia, o consumo de água (ou líquido) deve ser, em média, 2 litros para um adulto saudável, para que todo o corpo funcione corretamente e mantenha-se equilibrado. Para a nutricionista Carolina Xavier, é importante estar atento quando a sede faz com que o consumo ultrapasse muito a essa recomendação:

"As principais razões para sentir muita sede podem ser: a ingestão de alimentos ricos em sódio, a ingestão de medicamentos, a prática de atividades físicas, onde há perda de água e sais minerais, suor em excesso, diarreia e a desidratação", analisa a profissional, que explica como cuidar de cada uma dessas situações e controlar a sede. Confira:

Como prevenir as causas da sede excessiva?

- Ingestão de alimentos ricos em sódio: A nutricionista recomenda diminuir o consumo de temperos prontos, alimentos industrializados e retirar o saleiro da mesa, dando preferência pelas ervas e hortaliças que ajudam a temperar os pratos.

- Medicamentos: Alguns remédios possuem função diurética, fazendo com que a necessidade de ir ao banheiro aumente e seja mais frequente, portanto, é importante aumentar o consumo de água ao longo do dia e assim prevenir a desidratação.

- Atividades físicas: Quando estamos praticando algum esporte é normal que sintamos mais sede, por isso, o ideal é sempre ter uma garrafinha por perto e ingerir bastante líquido antes, durante e após os exercícios.

- Suor excessivo: Com a chegada do verão, por exemplo, as temperaturas castigam o corpo, fazendo com que transpiremos um tanto além do comum. Assim, a nutricionista recomenda: "Em dias mais quentes, beba água além do costume".

- Diarreia: Quando há algum distúrbio intestinal como a diarreia, perdemos muito líquido, portanto, é importante investir em soro caseiro e água de coco, por exemplo, já que além de repor a água perdida, ajuda a recuperar os sais minerais perdidos nesses casos.

- Desidratação: Esse estado é causado pela pouca ingestão de líquido ao longo dos dias ou pelo excesso de perda de água, seja por vias respiratórias, intestinais ou digestivas. Por isso, hidrate-se com bastante água, soro caseiro, água de coco e sucos de frutas integrais.

Qual é a quantidade de água indicada para evitar a desidratação?

Nem mais, nem menos, que tal descobrir qual é a medida certa de líquido para ingerir de acordo com o seu peso? Para isso, é preciso ingerir cerca de 35 ml de água por quilo, ou seja, você vai multiplicar esse valor de acordo com quanto você pesa. Por exemplo: Um adulto saudável com 56 kg deve multiplicar 56 por 35, correspondendo a 1,9 litros de água por dia que, se pensado em um copo de 200 ml, corresponderia a 9 copos e meio.

Essa ingestão pode ser contada a partir da ingestão de água, sucos, isotônicos, água de coco ou o consumo de frutas que são ricas em água, como a melancia, abacaxi e melão, por exemplo.

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