Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Estalar o corpo faz bem? Descubra como esse hábito pode interferir na sua vida
Movimente-se 16/09/2016

Estalar o corpo faz bem? Descubra como esse hábito pode interferir na sua vida

Estalar os dedos, o pescoço e as costas é tão natural que nós não percebemos o quanto fazemos isso no dia a dia. Mas, apesar de relaxante, será que esse hábito é saudável para o corpo? Há uma série de mitos e lendas que dizem que não devemos fazer isso, pois desgasta as articulações, entretanto, feito de maneira correta, com a devida orientação profissional, a ação pode até ser benéfica à saúde. Saiba mais!

De acordo com a fisioterapeuta Aeyxa Cruz, atualmente, não existem muitos estudos que comprovem benefícios ou malefícios que podem ocorrer quando estalamos as articulações do corpo, contudo, o que se sabe, por enquanto, é que no momento do estalo, em que tracionamos a articulação, há a liberação de uma “pressão negativa” sobre as mesmas, mas que o corpo tende a se adaptar as essas variações de forma natural.

“O estalo acontece quando o líquido sinovial que protege as articulações se separa. Quando o gel grosso é separado, por meio da pressão, o selo desse fluido sinovial é quebrado (é isso que faz aquele som do estalo). Quando essa pressão diminui, há também o relaxamento da musculatura em volta da articulação e temos a sentir aquela sensação de alivio na área pressionada. Com isso, varias pessoas tornam um vicio essa prática”, explica a fisioterapeuta.

*Sobre o líquido sinovial – Produzido a partir do movimento da articulações, ele é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua função principal é lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.

Procure orientação profissional para estalar o corpo da forma correta e evitar futuros problemas

Você já ouviu falar nos quiropraxistas? Esse é o nome dado aos profissionais que estudam a prática do estalar, com uma ênfase em técnicas manuais e enfoque nas subluxações. Eles lidam com o diagnóstico no tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos na saúde em geral. “Eles tem domínio da anatomia humana, e fazem esses movimentos, com total segurança de que não trará malefícios ao paciente”, salienta a Dra. Aeyxa. Apesar de ainda não ter sido comprovada nenhuma relação com artrites ou outras doenças articulares quando estalamos o corpo, é de suma importância buscar a ajuda desses profissionais para evitar problemas futuros:

“A prática de estalar pode ser prejudicial no caso de você estar sentindo alguma tensão maior, por exemplo na cervical, forçar esse tracionamento pode levar a alguma compressão nervosa, ou pode ser que esteja mascarando um problema que pode piorar no futuro. Logo, sempre é recomendado o acompanhamento de um profissional”, enfatiza a fisioterapeuta, reiterando: “O mais indicado para evitar a tensão, é manter uma vida ativa, alimentação saudável , e pratica de exercícios físicos frequentes . Assim, você terá uma qualidade de vida melhor e evita problemas futuros”, finaliza a fisioterapeuta.