Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Escalada esportiva: conheça as modalidades desse novo esporte olímpico
Movimente-se 08/09/2020

Escalada esportiva: conheça as modalidades desse novo esporte olímpico

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por adrenalina, é bem possível que já tenha ouvido falar sobre a escalada esportiva! Cada vez mais conhecida e praticada no Brasil, ela foi considerada recentemente um novo tipo de esporte olímpico que enquadra modalidades de velocidade, dificuldade e bouldering (a famosa “escalada em rocha”, mas que pode ser feita em ambientes internos). Para entender um pouco mais sobre essa prática esportiva, nós conversamos com Victor González, que atua como guia instrutor de escalada no Rio de Janeiro.

Afinal, o que é escalada esportiva?

Para quem não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, a escalada é um esporte praticado individualmente ou em grupo que utiliza técnicas e movimentos do montanhismo. Ela pode ser dividida em duas principais categorias: a escalada indoor (modalidade das Olimpíadas) e outdoor (praticada em ambientes naturais e abertos, como rochas).

Victor González, de 35 anos, conheceu essa prática esportiva em 2003, quando fez um curso de assistente de guia de montanha na Patagônia chilena. Através desse curso, ele foi chamado para trabalhar no Parque Nacional da região e começou a se aprofundar na escalada em rocha, que é a modalidade que ele pratica. Desde 2011, trabalha em tempo integral com o esporte no Brasil, sendo um dos guias instrutores do morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

Quais são as modalidades da escalada esportiva?

De acordo com o especialista, existem basicamente quatro modalidades de escalada no Brasil: a tradicional, esportiva, de boulder e “big wall” (o nome vem do inglês “grande parede” e define um estilo livre de escalada em uma grande parede de rocha).

“Dessas quatro modalidades, o boulder não precisa de corda, ele é a escalada praticada em rochas pequenas e geralmente se pratica em grupo – se você cair, alguém vai estar atrás te segurando. No caso do boulder, não precisa de conhecimento técnico, é só escalar! Já para praticar a escalada esportiva você precisa de um pouco mais de equipamento, mas são escaladas curtas, onde o foco é a dificuldade. A tradicional é aquela escalada longa, de mais de 30 metros. Pode ser 1000 metros, por exemplo, mas se passar dos 30 já é considerado escalada tradicional. E a escalada de big wall é aquela que você vai ficar mais de um dia pendurado na parede, vai depender da sua logística e da montanha que você estiver escalando”, explica Victor Gonzáles.

Segundo o profissional, na categoria de escalada esportiva também há algumas submodalidades específicas. “A escalada esportiva é a que entrou para os Jogos Olímpicos. Nela, será praticada a escalada de boulder (ou bouldering), a esportiva de dificuldade – onde os escaladores competem para ver quem chega mais alto – e a escalada de velocidade, na qual se equipa uma via com agarras e quem chegar primeiro lá em cima ganha. Na de velocidade, geralmente tem uma parede de mais ou menos 20 metros e o pessoal escala muito rápido, a melhor velocidade acho que é de 5 segundos”, afirma.

Praticar esse novo esporte olímpico traz diversos benefícios para a saúde

Que qualquer tipo de esporte faz bem para saúde, não é novidade para ninguém. Mas, de acordo com Victor Gonzáles, praticar a escalada esportiva é o mesmo que fazer uma atividade física completa, isto é, que reúne benefícios que vão desde o esforço dos músculos a questões de prazer e bem-estar mental, além de criar uma conscientização positiva em relação ao meio ambiente.

“Na escalada não adianta você ter força se não tiver a parte psicológica bem trabalhada, porque se você tiver muito medo, você não vai sair do chão. Então ela é uma boa ferramenta para você trabalhar o medo. Tem a parte da consciência com a natureza também que eu acho muito importante. A partir do momento que eu comecei a estudar montanhismo e escalada, eu me transformei em uma pessoa mais consciente com a natureza e todas as pessoas que eu conheço de certa forma se transformaram um pouco. Porque é o nosso meio, né? É onde a gente pratica e vive e, por isso, tendemos a mantê-lo da melhor maneira possível”, afirma.

* Victor González é guia instrutor certificado pela AGUIPERJ, a Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro.

Veja mais