Época de milho: descubra porque ele deve fazer parte de sua dieta

O milho ajuda a reduzir a hipertensão e contribui para o controle do diabetes
O milho ajuda a reduzir a hipertensão e contribui para o controle do diabetes

Muito cultuado em festas juninas, o milho ajuda a reduzir a hipertensão, contribui para o controle do diabetes, fornece calorias necessárias para o metabolismo diário e previne doenças digestivas. Mantê-lo em sua alimentação diária é fácil, já que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial do iguaria. O país também é autossuficiente para o consumo interno. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por ano, deve haver um crescimento de 2,6% na produção, enquanto a área plantada deve aumentar em 0,73%.

A época de colheita do alimento começa em novembro e dura até março. Mas, em regiões mais frescas, esse período pode aumentar um pouco. Os principais produtores são Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O grão possui inúmeras qualidades nutricionais. Ele é rico em vitamina A, B1, C e E, fibras, ácido fólico magnésio, fósforo, cálcio e potássio. Mesmo na versão enlatada, ele não sofre alterações em suas propriedades. Além disso, os antioxidantes presentes no alimento agem como agentes anticâncer e também ajudam no tratamento do Alzheimer.

O tratamento de problemas renais também pode ser beneficiado pelo consumo dos grãos. Os especialistas indicam, neste caso, que a ingestão deve ser diária, na versão cozida, por um período de duas semanas.

Vale ressaltar que além dos grãos, o farelo de milho também contribui para a qualidade de vida. Ele é responsável por formar uma barreira de proteção para o coração e diminuir as taxas de colesterol.

Ele pode ser considerado um alimento multifuncional, já que aparece em pratos doces e salgados. Pode ser servido como creme, sorvete, suco, pamonha, cural, salada, cozido. Além disso, pode ser transformado em óleo, farinha, amido, margarina, xarope de glicose e flocos para cereais matinais.

Milho verde cozido (grãos)

Calorias 21,6 Kcal

Carboidratos 5,02g

Proteínas 0,67g

Gorduras totais 0,26g

Gorduras saturadas 0,04g

Fibra alimentar 0,56g

Sódio 3,4 mg

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/milho

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