Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Enxaqueca? Pode estar faltando vitaminas em sua alimentação? Entenda a razão!
Guia Culinário 16/06/2016

Enxaqueca? Pode estar faltando vitaminas em sua alimentação? Entenda a razão!

Enxaqueca… Quem não gostaria de acabar de vez com aquela dorzinha de cabeça sistemática que atrapalha tanto o nosso dia, não é mesmo? O que pouca gente sabe é que a causa desse problema também está em nossa rotina alimentar. Diversos estudos da área nutricional associam essa doença à falta de vitaminas na alimentação. Entenda mais!

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população do planeta (aproximadamente, 25 milhões de brasileiros) são afetados pela enxaqueca. Dentre as causas do problema, recentemente, a ciência nutricional comprovam que suplementos alimentares de vitaminas do complexo B, vitamina D reduzem a frequência das crises. A nutricionista Luciana Fiorese, reforça, no entanto, que não há nenhuma dieta específca para o combate à enxaqueca, mas é possível amenizar a dor de cabeça através de mudanças de hábitos alimentares:

“A deficiência da ingestão de vitaminas, principalmente vitamina D e as vitaminas B12 e B6 e alguns minerais na dieta atual, podem ser causadoras de dores de cabeça e enxaqueca. Costumo falar que tudo em excesso na alimentação é prejudicial, assim como as restrições alimentares das dietas atuais também! Vale lembrar que uma alimentação rica em produtos artificiais, processados, cheios de corantes e gorduras são prejudiciais à saúde e aumentam a possibilidade de se ter enxaqueca, por isso introduza nas refeições diárias alimentos com menos gordura, ricos em fibra como os vegetais, frutas e hortaliças, sempre associando quando possível uma atividade física”, orienta a profissional.

Veja os alimentos que podemos encontrar as vitaminas D, B6 e B12

Vitamina D: Óleo de fígado de bacalhau, ovo, ostras, suco de laranja, atum, cogumelos, sardinha, salmão, fígado, leite e derivados.

Vitamina B6: Peixes, como atum, salmão, truta e arenque, são boas fontes da vitamina. Além disso, também é possível ser encontrada em nozes, amendoim, avelã, semente de girassol, gérmen de trigo, milho e cereais integrais, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

Vitamina B12: Está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, como o leite e seus derivados e ovos.

O sol como forma de prevenção para enxaqueca

Além da alimentação, a carência de vitamina D, como uma das causas para a enxaqueca pode ser resolvida com uma leve mudança de hábitos diurnos, uma vez que o sol é uma das principais fontes dessa vitamina. Com bom senso e cuidados com a pele, se expor nos horários corretos vai ajudar a repor esse nutriente e ainda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de câncer e de diabetes tipo 2.

Produtos relacionados