Entrada de ricota com figo

Fácil
30 minutos
8 porções
Entrada de ricota com figo

Com muito sabor e pouca gordura, a ricota é um queijo branco cada vez mais popular na alimentação dos brasileiros, principalmente em dietas. Já o figo, por sua vez, com seu gosto ligeiramente doce, deixa muitos pratos e sobremesas ainda mais completos. Essa receita de canapé traz o que de melhor há nessa união doce/salgado, criando uma verdadeira explosão de sabores! Além do fato de ser deliciosa, essa entradinha fornece inúmeros nutrientes à saúde, como a vitamina C.

Esse complexo vitamínico é muito conhecido por manter a imunidade sempre alta, pois participa da produção de glóbulos brancos, células que defendem o corpo de microrganismos estranhos. Além disso, ele ajuda a combater problemas como estresse, envelhecimento precoce da pele, anemia, entre outros.

Essa entradinha ainda fornece fibras alimentares - presentes no figo - que ajudam no controle dos níveis de colesterol e vitaminas do complexo B, relacionadas ao bom funcionamento do sistema nervoso. O figo ainda é fonte de vitaminas A, E e K, que estão associados à prevenção de infecções, doenças degenerativas e, até mesmo, o câncer.

Em relação à ricota, o alimento fornece ao organismo uma boa quantidade de proteínas, nutrientes "construtores" que são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro. Além das proteínas, esse queijo é muito rico em cálcio, substância que age no fortalecimento dos dentes e ossos, ajudando a combater a osteoporose. A ricota ainda é fonte de carboidratos, o que dá ainda mais energia para o corpo aguentar a correria do dia a dia.

Como se pode ver, razões não faltam para experimentar essa deliciosa entrada de ricota com figo. Prática e rápida, essa receita vai agradar a todos os seus convidados ou servir como um ótimo lanche da tarde, na hora que aquela fome bater!

Modo de preparo:

Misture a ricota peneirada, o requeijão, o sal, a pimenta e a castanha do Pará. Reserve. Em uma frigideira misture o balsâmico, o açúcar, a água e deixe ferver até engrossar ligeiramente, desligue o fogo, coloque o figo e deixe esfriar. Sobre cada torrada, distribua a pasta de ricota, as frutas e regue com o balsâmico. Corte os ramos de dill ao meio e decore. Sirva em seguida.

Informações nutricionais:

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 108kcal 5%
Carboidrato 15g 5%
Proteína 4g 5%
Gorduras totais 3g 7%
Gorduras saturadas 3g 14%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 100mg 4%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 2g 8%
Vitamina A 10mcg 2%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 7mg 16%
Cálcio 38mg 4%
Ferro 0mg 0%
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