Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda como o seu corpo reage quando você consome chocolate
Guia Culinário 08/07/2019

Entenda como o seu corpo reage quando você consome chocolate

Você sabia que 7 de julho é considerado o Dia Mundial do Chocolate? Essa é aquela data perfeita para se deliciar e degustar chocolates de diferentes tipos. O que muita gente não sabe é que, além de ser super saboroso, o chocolate também traz diversos benefícios para o organismo. Para que você conheça melhor esse alimento e seus efeitos, nós resolvemos explicar como o corpo reage, de fato, ao consumo de chocolate. Confira!

Chocolate ajuda a combater o estresse e o mau humor, garantindo mais bem-estar

Aquela sensação imediata de prazer ao comer um pedaço de chocolate realmente tem fundamento, sabia? Isso porque ele é fonte de triptofano, um aminoácido essencial (não produzido naturalmente pelo organismo) que – uma vez que entra na nossa corrente sanguínea – estimula a produção de endorfina, o “hormônio do prazer”.

Por isso, o chocolate ajuda muito em tratamentos contra estresse, ansiedade e problemas de mau humor, garantindo mais bem-estar e relaxamento. Os tipos mais amargos, que contêm mais cacau, em especial, são ainda mais eficientes, pois possuem uma concentração maior de triptofano.

Obs.: Em vez de atuar na nossa corrente sanguínea, também é possível que o triptofano se encaminhe para o sistema nervoso central, onde será transformado em serotonina (hormônio que regula o humor e o sono). Ou seja, o chocolate também pode ter um efeito calmante no nosso organismo, chamando o sono e garantindo tranquilidade.

Alimento melhora aspectos cognitivos, estimulando o raciocínio e a atenção

É possível que você tenha o hábito (ou ao menos conheça alguém que tenha) de comer chocolate durante os estudos ou trabalho. Afinal, esse alimento é rico em flavonoides, compostos químicos que estimulam o cérebro a pensar e a raciocinar melhor. De acordo com pesquisadores das universidades de Roma e Áquila, na Itália, os flavonoides presentes no cacau realmente auxiliam no processo cognitivo (na memória, atenção e raciocínio do cérebro). Ou seja, o chocolate tende a ter um efeito positivo imediato em quem estuda e trabalha muito no dia a dia.

Tem ação termogênica, contribuindo para a perda de peso

Muita gente não sabe, mas o chocolate amargo (com grande teor de cacau) também pode ser enquadrado no grupo de alimentos termogênicos – ou seja, ele demora a ser digerido, demandando um maior gasto energético do nosso corpo. Por isso, ele acelera o metabolismo e também o processo de queima de gorduras, contribuindo para a perda de peso. Esse efeito é imediato (assim que o chocolate atinge o estômago). Interessante, né?

Chocolate tem substâncias que reduzem o colesterol ruim (LDL)

O chocolate também reflete no nosso sangue, sabia? Ele combate focos de gordura (acelerando o metabolismo) e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL). Isso porque esse alimento é fonte de catequinas, substâncias com ação antioxidante que também diminuem as taxas de LDL.

No entanto, vale destacar que é importante nunca exagerar no consumo desse alimento (principalmente os mais doces, como o branco, que têm teores mais altos de açúcar e gordura). Além disso, dê preferência aos amargos, que têm maior concentração de cacau e são mais benéficos à saúde.

Cuidado com o exagero! Chocolate em excesso pode aumentar o nível de glicose no sangue e ser prejudicial ao organismo

Mesmo no Dia Mundial do Chocolate, é importante que você mantenha o cuidado e não abuse demais no consumo desse tipo de doce. Quando consumido em excesso, o chocolate pode gerar alguns processos alérgicos no corpo, inchaços, náuseas e aumentar muito o nível de glicose no sangue (o que é extremamente perigoso para quem tem diabetes, por exemplo). Mantenha em mente que você pode comer chocolate todos os dias, mas sempre de forma moderada e, de preferência, aqueles mais amargos.