Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda as diferenças entre alimentos diet, light e zero para a sua dieta
Guia Culinário 04/09/2015

Entenda as diferenças entre alimentos diet, light e zero para a sua dieta

Você sabe as reais diferenças entre diet, light e zero? Todos nós temos alguma impressão sobre os termos, tão usados em nosso dia a dia, porém poucas pessoas de fato conseguem distinguir o que representa cada conceito às demandas de uma alimentação saudável. Por isso, para a nossa melhor conscientização e orientação nutricional, pedimos ajuda profissional, para destrinchar os preceitos, funções e componentes desses conceitos, principalmente quando eles estão relacionados às dietas de emagrecimento ou perda de peso.

A nutricionista Adriana Ávila explica, em linhas gerais, as principais diferenças que separam esses conceitos: “Alimento light é aquele que tem redução de, no mínimo, 25% do valor calórico ou de algum nutriente como a gordura total ou a saturada, o açúcar, o colesterol ou o sódio, em comparação ao produto tradicional. Já os alimentos da linha diet ou zero possuem a exclusão total de algum componente, como o açúcar, a gordura, o glúten, lactose ou o sódio. Para um produto ser diet deve ser retirado 100% de, pelo menos, um dos ingredientes presentes na composição do produto convencional”, disse a profissional.

Por isso, segundo a nutricionista, além de entender e diferenciar os conceitos, é preciso ter enorme cautela, aprender a ler o rótulo dos alimentos, e controlar as porções antes de consumi-los. “Se a pessoa é diabética, por exemplo, vai escolher um alimento diet ou zero por não ter adição de açúcar, deve optar por uma marca que tenha menos gordura saturada, não tenha um valor calórico elevado e tenha menos sódio. Para uma alimentação saudável devemos optar por alimentos com menos sódio, menos gordura saturada e que não seja muito calórico, especialmente para quem já esteja acima do peso”, enfatiza.

Conceitos de diet, light e zero

Diet: Dentre os três, o termo mais antigo utilizado em alimentos desse segmento é o diet, tanto que suas características podem abranger todos os conceitos ao mesmo tempo, numa classificação que não exclui a outra. Apesar de ser o mais indicados para dietas, esses alimentos podem ter alto valores calóricos, como caso do chocolate, onde a versão diet tem praticamente as mesmas calorias que a comum (comum tem 133kcal em uma porção de 25g, o diet tem 122kcal).

Light: Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.

Zero: Assim como o diet, esse alimento possui a exclusão total de algum componente, e pode ser zero açúcar, zero gordura, zero sódio, entre outros. Quando um alimento é zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes.

Veja mais