Emagreça comendo fibras: 4 alimentos que não podem faltar no dia a dia!

<strong>Fibras:</strong> O controle do fluxo intestinal garante bons resultados para quem está em processo de emagrecimento. Invista em fibras para manter o metabolismo funcionando bem.
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Mariana Duro Margatho

Consultor:

Mariana Duro Margatho

Formada pelo Centro Universitário São Camilo, possui pós-graduação em Nutrição Funcional, Esportiva, Fitoterapia e Modulação do Processo de Envelhecimento

As fibras ajudam a preservar um organismo saudável e ativo, quando incluídas corretamente a dieta, podem ajudar no processo de emagrecimento, principalmente se aliadas à prática regular de exercícios ao ar livre. É muito fácil variar, o que não falta são opções de alimentos ricos em fibras. Desde grãos integrais a frutas, passando por leguminosas, esses componentes estão presentes em diferentes produtos de origem vegetal.

As fibras ajudam o corpo a se sentir saciado, e diminuem a fome, principalmente as fibras solúveis, presentes em alimentos com aveia, casca de frutas, feijões, ervilha e cevada. Esse tipo de fibras, quando em contato com água, formam géis que aumentam a viscosidade dos alimentos no estômago."As fibras regulam o tempo de trânsito intestinal, lentificando o esvaziamento gástrico, tornando mais lentas a digestão e absorção dos alimentos", comenta a nutricionista funcional Mariana Duro. "Com o aumento da saciedade que ela promove, o consumo alimentar diminui, e você passa a ver os resultados", explica. As fibras solúveis, segundo a nutróloga, ainda controlam os picos glicêmicos no organismo, ajudando assim a diminuir os níveis de gordura corporal.

Outro fato que ainda ajudaria na perda de peso é o bom funcionamento intestinal, evitando assim a constipação. Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis ajudam nesse aspecto. "As fibras solúveis agem no intestino reduzindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando a fermentação e proliferação das bactérias entéricas no cólon proximal", explica a especialista.

Já as fibras insolúveis agem no cólon proximal diminuindo a fermentação e no cólon distal aumentando a absorção de água e reduzindo o tempo de trânsito intestinal. Tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida.

As fibras ainda podem fornecer "força" para o corpo funcionar bem, por serem consideradas carboidratos. Elas, por não serem digeridas pelo nosso organismo, são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Essa fermentação pode levar a produção de energia, o que ajuda na prática de exercícios - ajudando também a construção de massa muscular.

4 alimentos ricos em fibras para seu dia a dia!


Pão integral: a troca de alimentos refinados, como o pão branco, por alimentos integrais podem é ideal para consumir mais fibras.

Frutas: consumir frutas é uma ótima maneira de conseguir fibras, principalmente com bagaço e com casca. Se preferir os sucos, evite de coá-los.

Linhaça: incluindo a linhaça, e outros grãos integrais como aveia e chia, aos iogurtes e frutas,

você consegue um lanche saudável e cheio de fibras.

Manjericão: o manjericão, assim como outros vegetais folhosos, são ótimas fontes de fibras.

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