É possível correr mais rápido? 4 exercícios para a aumentar a explosão muscular!

É possível correr mais rápido? Sim! Com alguns exercícios direcionados à explosão muscular nós podemos atingir maiores velocidades
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Esporte é vencer desafios! E, quando falamos em corrida, seja atleta profissional ou não, os limites dessa atividade física são os de buscar sempre melhores performances, tanto em relação às distancias percorridas como a maior velocidade das pernas. Para ganhar explosão muscular, por exemplo, uma série de exercícios e práticas naturais do dia a dia podem contribuir para aumentarmos a habilidade locomotora do corpo, a rapidez e a intensidade das passadas!

Seja ao ar livre, na esteira da academia ou no quarteirão de sua casa, correr regularmente ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, melhorando consideravelmente as sensações de bem-estar e qualidade de vida. Segundo o professor de Educação Física, Allex Araújo, quando a corrida se torna um hábito da rotina, os resultados e as performances físicas evoluem gradativamente, contudo, há diversos exercícios que podem ajudar nesse processo de desenvolvimento muscular, atlético e de explosão, para deixar as pernas mais rápidas e fortes:

"Para alcançar seus objetivos, também é preciso realizar trabalhos específicos que visam melhorar a velocidade e explosão. Explosão muscular é mais intenso, feito em menos tempo. O descanso é menor. Geralmente usa-se de 80% a 95% da capacidade da pessoa. Para isso, podemos trabalhar com dois métodos de treinamento: Fartlek e treino intervalado", analisa o professor explicando, abaixo, as duas técnicas:

- Método Fartlek: Consiste basicamente em alternar a intensidade em uma corrida contínua. Combinando assim, um treino contínuo de ganho aeróbico com ritmos mais fortes que o esforço para uma corrida mais longa.

- Treino intervalado: É um método de atividades caracterizado por períodos de estímulos e períodos de recuperação parcial . Diferente do Fartlek, essa prática requer total controle dos seus componentes de controle de carga, ou seja, a duração, a distância, a densidade entre esforço e recuperação devem ser todos controlados metodicamente e orientado pelo treinador.

Como melhorar o desempenho nos exercícios físicos?

Segundo Allex Araújo, além dos métodos de treinamento apresentados, alguns exercícios se completam e irão melhorar o desempenho nas práticas: "Cito alguns pilares muito importantes: aquecimento/ alongamento, respiração, treino, suplementação e exercícios complementares que reforçam os exercícios comuns da corrida: treinamento de força e funcional, agachamento, saltos alternados, pular corda e flexão de quadril no solo", indica o professor.

Para conquistar a explosão muscular - Algumas técnicas, quando associadas ao treinamento regular, contribuem para o desempenho do praticante: "Treinamento de distância mais curta, mas com uma velocidade acima do normal do corredor, mais conhecidos como "tiro", trabalho com cargas em séries curtas na musculação, spinning incluído na rotina de treinos e pliometria", ressalta o professor.

Os benefícios da corrida para sua saúde

Correr tem o dom de nos deixar mais leves e felizes, já que quando praticamos a atividade produzimos o hormônio do bem-estar, a endorfina. Além disso, correr faz com que estimulemos os músculos do coração, já que aumentamos os batimentos cardíacos e tornamos o órgão mais forte e saudável. A corrida ainda é responsável por fortalecer os músculos, sejam eles inferiores ou superiores, por isso é considerada uma atividade completa, por trazer benefícios para todo o corpo.

Para quem deseja perder alguns quilinhos, a corrida também pode ajudar! Correr regularmente favorece a eliminação das gorduras localizadas e queima calorias. Aliada à uma alimentação saudável e equilibrada, o emagrecimento é uma consequência certa!

Allex Araújo disponibiliza algumas dicas para correr mais rápido. Confira: "Aquecimento e alongamento, rotina de exercícios adequada, aperfeiçoamento da técnica, dê mais passos, inclinar-se um pouco para frente, use os braços, olhe sempre em frente, prefira os percursos em linha reta, inclusão de corrida na subida, respiração de modo eficaz, alimentação adequada e balanceada, hidratação adequada, invista nos "tiros", musculação (treine membros superiores e membros inferiores) e, principalmente, descanse", finaliza o professor.

* Allex Araújo (CREF 029726 - G/RJ) é professor de musculação da Academia Nadar. Endereço da unidade: Rua dos Rubis, 209, Rocha Miranda, Rio de Janeiro. Telefone 3372-9678



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