É 1º de abril: verdade ou mentira? Veja 10 mitos sobre a nossa alimentação

É dia da mentira!? Não, senhor... Apesar de estudos e pesquisas da área nutricional apontarem diversos fatores para a nossa melhor alimentação, os mitos e crenças de senso comum ainda são muito fortes nos hábitos alimentares das pessoas. Para dismitificar algumas dessas
É dia da mentira!? Não, senhor... Apesar de estudos e pesquisas da área nutricional apontarem diversos fatores para a nossa melhor alimentação, os mitos e crenças de senso comum ainda são muito fortes nos hábitos alimentares das pessoas. Para dismitificar algumas dessas
É dia da mentira!? Não, senhor... Apesar de estudos e pesquisas da área nutricional apontarem diversos fatores para a nossa melhor alimentação, os mitos e crenças de senso comum ainda são muito fortes nos hábitos alimentares das pessoas. Para dismitificar algumas dessas
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É dia da mentira!? Não, senhor... Apesar de estudos e pesquisas da área nutricional apontarem diversos fatores para a nossa melhor alimentação, os mitos e crenças de senso comum ainda são muito fortes nos hábitos alimentares das pessoas. Para dismitificar algumas dessas "lendas", nada melhor do que a verdade!
É dia da mentira!? Não, senhor... Apesar de estudos e pesquisas da área nutricional apontarem diversos fatores para a nossa melhor alimentação, os mitos e crenças de senso comum ainda são muito fortes nos hábitos alimentares das pessoas. Para dismitificar algumas dessas
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Apesar de hoje ser 1º de abril, com o que comemos não se brinca! Conhecido como o "Dia da Mentira", a data é, tradicionalmente, motivo de se "pregar peça" em alguém, contudo, quando falamos em alimentação, diversos mitos e crenças do senso comum atrapalham e muito a evolução das dietas e a qualidade de nossa reeducação alimentar. Por isso, sem falácias, vamos apresentar 10 mentiras tratadas como verdades em relação à alimentação, que a nutricionista Thalita Pedroza nos preparou. Veja!

As 10 mentiras mais comuns em relação à alimentação

1. Abacate engorda: Rico em vitaminas A, E, C e B6 e em fibras, o abacate confere maior saciedade, o que leva a pessoa a comer em menor quantidade. Além disso, por ser fonte de gorduras boas, com ação anti-inflamatória, ele auxilia no emagrecimento."Incluir uma porção no café ou lanche da manhã melhora significativamente a vontade de comer doces no final da tarde", aconselha a profissional.

2. Comer carboidrato à noite engorda: A ideia é escolher carboidratos complexos e ricos em fibras, como batata doce, inhame, arroz integral, dentre outros. Devemos adequar a quantidade e o tipo de carboidrato de acordo com a rotina e nível de atividade física que pessoa pratica. "Portanto, se você faz algum esporte à noite, por que não consumir uma porção de carboidratos de qualidade nesse período?", indaga a nutricionista.

3. Refrigerante diet faz bem: Segundo Thalita, os refrigerantes diet contém uma quantidade excessiva de sódio, além das outras substâncias artificiais nada benéficas para nossa saúde, colaborando para o inchaço e para doenças cardiovasculares. Por isso, evite.

4. Contar calorias é o certo a fazer: O certo e mais importante é se atentar para a qualidade (nutrientes) e combinação dos alimentos, e não suas calorias. "Muitas vezes o alimento contém pouquíssimas calorias, porém é pobre em nutrientes, o que não vai contribuir em nada para a saúde como um todo", explicou a especialista.

5. Frutas podem ser consumidas à vontade: As frutas são ricas em carboidratos (frutose), o que não é prejudicial à saúde e emagrecimento, desde que consumidas nas quantidades adequadas. "Preferir frutas com baixo índice glicêmico é uma estratégia. Mas e as que tem um índice glicêmico maior, pode? É só saber modular isso adicionando fontes de fibras, como farelo de aveia, por exemplo", indaga.

6. Ovo aumenta o colesterol: Esse alimento é muito nutritivo, rico em vitaminas e minerais, como ácido fólico, B12, vitaminas do complexo B, vitamina D, A, triptofano, dentre outros. "O que vai influenciar no colesterol é a maneira como o ovo é feito e a microbiota intestinal, que deve estar sempre em equilíbrio", salienta a Dra. Thalita.

7. Açaí engorda: A polpa do açaí é rica em vitamina E (ação antioxidante e anti-inflamatória), magnésio, potássio, dentre outros. A antocianina presente no açaí previne doenças como o câncer e as cardiovasculares, como infarto ou derrame. O que engorda então? "O xarope de guaraná adicionado a ele. O que fazer para adoçar? Bata a polpa com uma fruta mais doce, como a banana, ou mel. Tomar açaí antes de treinar é maravilhoso, pois confere energia!", destaca.

8. Todas as barrinhas de cereal são boas: Algumas barrinhas não são nada saudáveis, pois contem grande quantidade de açúcar em sua composição, e outras substâncias que só vão contribuir para o ganho de gordura corporal, compulsão alimentar, etc. "Devemos sempre ler os rótulos para não cair em armadilhas. O primeiro ingrediente do produto é o que vem em maior quantidade, portanto, observe sempre." indica a nutricionista.

9. Adoçante é melhor do que açúcar: O organismo não diferencia açúcar de adoçante, o que pode estimular a produção de insulina pelo pâncreas e, quanto maior for essa produção, maior será o acúmulo de gordura. Além disso, adoçantes artificiais como o aspartame, são tóxicos para o organismo, podendo ocasionar dor de cabeça e mau humor. "Se quiser consumir adoçantes, prefira os naturais, como stevia, e procure um nutricionista", aconselha a profissional.

10. Cortando totalmente gordura, emagreço: As gorduras são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Precisamos delas para a produção adequada de hormônios. "Existem alimentos fontes de gorduras boas que podem fazer parte de um plano alimentar equilibrado, como oleaginosas, abacate, sardinha, etc", enfatiza a nutricionista, reiterando: "Além disso, quando cortamos totalmente um grupo de alimentos da nossa rotina, a tendência é que a gente compense com outro. Já as gorduras trans, essas sim devem ser evitadas!", finaliza.

Receitas:
Açaí
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