Dueto de salmão com truta e purê de peras e maçãs

Médio
50 minutos
6 porções
Dueto de salmão com truta e purê de peras e maçãs

O consumo de peixe é sinônimo de saúde! Leve e de fácil digestão, ela é, dentre os tipos de carne, a mais perfeita para saborear em dias mais quentes. Nessa receita, a harmonização de dois dos peixes mais saborosos e nutritivo, o salmão e a truta, faz com que o prato fique ainda mais difícil de resistir!

Extremamente versáteis, esses peixes combinam bem com diversos acompanhamentos e são riquíssimas em termos nutricionais. Eles fornecem proteínas suficientes para nosso organismo, além de gorduras boas, vitaminas e sais minerais importantes para manutenção da saúde. Tanto que, segundo a American Heart Association, consumir peixes de água fria, pelo menos duas vezes por semana, como são o salmão e a truta, pode reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. Veja os seus principais benefícios!

- Truta: é fonte de ômega 3, cálcio, fósforo, potássio, selênio e vitamina A. Ela melhora a saúde de ossos e dentes, regeneração de tecidos e processos digestivos.

- Salmão: é fonte também de ômega 3, fósforo, potássio, selênio, e vitamina A, além de fornecer magnésio, niacina, ferro, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B12 e zinco. Ele mantém a saúde do coração, ossos, dentes e a regeneração dos tecidos.

A escolha do peixe é de suma importância, mas seu preparo merece ainda mais atenção. A forma como fazemos o peixe deve aproveitar ao máximo seu potencial nutricional, o cuidado para que não haja perda de nutrientes e ganho de gordura é essencial. A melhor opção de cocção dos peixes é na grelha ou no forno, como na receita a seguir! Ela aproveita todos os nutrientes e harmoniza sabores suaves que casam muito bem com os sabores da truta e do salmão! Saiba como fazê-la:

Modo de preparo

Dueto

Retire a pele da truta. Corte o filé de salmão ao meio no sentido do comprimento (para deixar dois filés finos). Apare o filé de salmão para ajustar ao tamanho do filé de truta. Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Reserve.

Refogue o alho poro fatiado em 2 colheres de azeite. Ajuste o sal. Reserve.

Montagem: em uma forma, coloque os filés de salmão. Coloque o alho poro refogado e cubra com o filé de truta. Por cima, coloque as lâminas de abobrinha como se fossem escamas de peixe e leve ao forno para assar em forno médio (180ºC) por mais ou menos 10 minutos (ou até que o salmão fique levemente esbranquiçado).

Purê

Descasque e retire as sementes das peras e maçãs, regue com o suco de limão. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, refogue as especiarias, o mel e as frutas até dourar. Adicione a água e cozinhe em fogo brando com a panela tampada até que as frutas fiquem bem macias. Retire o aniz estrelado e bata esta mistura no liquidificador. Sirva com o dueto. Decore com aniz estrelado.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 309kcal 16%
Carboidrato 15g 5%
Proteína 21g 28%
Gorduras totais 14g 25%
Gorduras saturadas 0g 0%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 24mg 1%
Colesterol 36mg 12%
Fibra alimentar 3g 12%
Vitamina A 25mcg 4%
Vitamina D 13mcg 260%
Vitamina C 9mcg 20%
Cálcio 17mg 2%
Ferro 1mg 7%
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