Dormir engorda ou emagrece? Descubra quais são os mitos e verdades sobre o sono

Ao contrário do que muita gente acredita, tirar pequenos cochilos não faz a pessoa engordar
Ao contrário do que muita gente acredita, tirar pequenos cochilos não faz a pessoa engordar

Você já deve ter ouvido falar naquela história de que dormir pode te fazer engordar - ainda mais se o cochilo for tirado logo depois da alimentação. E também já deve ter escutado por aí que todo mundo sonha todas as noites, mesmo se acordar sem lembrar de nada o que aconteceu. Mas será que isso tudo realmente faz sentido? Confira a lista com 5 mitos e verdades sobre o assunto!

Dormir demais engorda: mito

Uma das maiores preocupações sobre o sono - principalmente para quem está tentando perder peso - é a ideia de que engordamos com mais facilidade enquanto dormimos, já que o metabolismo diminui. No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito!

Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade. Isso não significa que dormir demais simplesmente fará você emagrecer, mas esse momento de descanso ajuda sim quem está querendo de livrar de uns quilos a mais. O efeito é contrário justamente quando dormimos pouco, porque aí ocorre o aumento de produção da grelina - conhecido como o "hormônio da fome", que faz justamente termos mais vontade de comer.

A comida pode influenciar a qualidade do seu sono: verdade

A velha máxima que diz "você é o que come" também vale para a hora de dormir: a alimentação também influencia - e muito! - a qualidade do seu sono. Por mais que seja mito a ideia de que dormir muitas horas pode contribuir para o aumento de peso, o metabolismo realmente fica mais lento durante esse período. Então, para ter uma boa digestão e evitar incômodos, o ideal é apostar em comidas mais leves e em menor proporção antes de se deitar. Outra dica é evitar tudo o que é estimulante - como cafeína e energético, por exemplo - para não acabar com insônia. Se a ideia é dormir bem procure chás calmantes, como de camomila e alfazema.

Todo mundo sonha todas as noites: verdade

Mesmo sem lembrar de nada ao acordar, você teve algum sonho durante a noite sim! A ideia de que sonhamos todas as vezes em que nos deitamos é realmente verdade. De acordo com estudiosos, a partir dos 10 anos de idade, o ser humano pode sonhar de quatro a seis vezes por noite durante o chamado estágio REM - fase do sono em que os olhos se movem de maneira mais rápida e o cérebro funciona como se estivéssemos acordados. Os pesquisadores também afirmam que a ausência real de sonhos durante a noite seria resultado de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

É necessário dormir oito horas por dia: mito

Todo mundo já ouviu falar que é preciso dormir, no mínimo, oito horas por dia. Mas, na verdade, essa não é uma verdade absoluta: o tempo de sono necessário para cada um pode variar de acordo com o relógio biológico. Enquanto para alguns seis horas de sono são mais do que suficientes, outros podem precisar de um pouco mais de oito para ficarem realmente bem ao longo do dia.

Qualidade de sono e estresse estão relacionados: verdade

Se você dormiu mal, é bem provável que passe o dia com o nível de estresse mais alto que o normal. Isso acontece porque os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e disposição acabam sofrendo alterações quando o corpo não descansa o que precisa. Por isso, por mais que o dia tenha sido bem problemático, o melhor que você faz é dormir, e não passar a noite em claro resolvendo algo.

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