Dor nas costas? Pilates nela!

Aumento da flexibilidade e força muscular são um dos benefícios do pilates
Aumento da flexibilidade e força muscular são um dos benefícios do pilates

Horas a fio sentado em frente ao computador ou no carro contribuem para uma postura errada e, consequentemente, para dores nas costas. Por isso, a busca por atividades que auxiliem na correção desse hábito tem sido constante. O pilates é um dos exercícios que mais ganhou adeptos nos últimos anos.

O instrutor do Maha Studio do Corpo, Antonio Fretz, conta que a prática do pilates une o corpo e a mente ao mesmo tempo. "O movimento do exercício começa no cérebro e existe um treinamento da mente para controlá-lo. Com isso, as pessoas criam consciência corporal e progressivamente o corpo se alinha", explica.

Fretz destaca que para conquistar os benefícios do exercício é preciso que o interessado busque estúdios ou academias com profissionais qualificados e especializados no setor.

Confira os benefícios do pilates!

• Correção postural, com alongamento e maior controle corporal;

Aumento da flexibilidade e força muscular;

• Melhora da coordenação motora;

• Maior mobilidade das articulações;

• Estimulação do sistema circulatório;

• Fortalecimento dos órgãos internos;

• Trabalha respiração;

• Aumenta a concentração.

A fisioterapeuta Hellen Morita, do Espaço Fluir, recomenda exercícios de extensão de coluna para que os músculos extensores não fiquem preguiçosos e para que haja harmonia entre toda a musculatura do tronco, mesmo com a rotina pesada que temos nos grandes centros.

Entre os indicados estão Neck Roll, Single e Double Leg Kick, Swan e Swimming. As retroflexões também são bons exercícios e devem ser feitos em alunos avançados. "De vez em quando é bom deixar de olhar para o próprio umbigo e virar os olhares para fora, literalmente", conclui.

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