Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta vegana: Leite de avelã é opção nutritiva para variar no cardápio
Guia Culinário 15/07/2015

Dieta vegana: Leite de avelã é opção nutritiva para variar no cardápio

Muito usado no preparo de doces, como trufa de chocolate, o avelã tem diversas outras utilidades para a nossa alimentação. Esse fruto, fonte de diversos nutrientes para serem aproveitados, também produz um leite delicioso, com sabor e aroma fortes, numa textura fina e saudável. Além de ser ótimo com café, essa iguaria ainda traz benefícios para o organismo, sendo ainda uma ótima opção para ser consumido por veganos ou para quem tem intolerância à lactose.

O avelã, em si, é muito rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Porém, alguns deles podem se perder no processo de produção do leite. “Há uma perda de alguns nutrientes, principalmente fibras, visto que, no momento de coar a bebida vegetal, fica um resíduo no coador”, explica a nutricionista funcional Dafne Oliveira. Ainda assim, esses leites vegetais contêm muitos dos componentes que eram presentes nos seus frutos.

Os avelãs são ricos em “gorduras boas”, ou seja, insaturadas. O seu leite também é uma ótima fonte desse nutriente, por isso, o seu consumo regular é ótimo para o coração, já que essas gorduras ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Fortalece os músculos e combate doenças!

O avelã ainda é um importante fornecedor de magnésio, nutriente que também ajuda a manter o sistema cardíaco saudável. Além disso, esse sal mineral é importante para a contração muscular, pois ele regula a quantidade de cálcio no organismo, substância que, por sua vez, ajuda a evitar tensões, dores, câimbras e até mesmo a fadiga do corpo.

O leite de avelã ainda fornece uma grande quantidade de vitamina E. Essa substância tem poder antioxidante e atua na proteção da membrana celular. Dessa forma, a sua ingestão ajuda a retardar o envelhecimento precoce – já que combate os radicais livres –, além de participar na formação de novas hemácias.

Dentre outros benefícios desse complexo vitamínico, também há redução do risco de alguns tipos de câncer, como, por exemplo, o de bexiga. Outros nutrientes presentes no avelã, como o manganês, também ajudam nesse tipo de prevenção.