Dieta sem carboidratos funciona? Veja a opinião de uma especialista

Dieta sem carboidrato: descubra quão funcional é uma alimentação cetogênica
Dieta sem carboidrato: descubra quão funcional é uma alimentação cetogênica
Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.

Já ouviu falar da dieta cetogênica? Em outras palavras, as pessoas que seguem esse cardápio diferenciado se adequam a uma dieta sem carboidrato. É uma alimentação voltada principalmente para o aproveitamento de proteínas e as chamadas "gorduras do bem" que auxiliam no processo de emagrecimento, entre outros benefícios para o organismo. Entretanto, é importante compreender de que maneira deve ser feita essa abordagem e os efeitos para o corpo. Por isso, conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos a fim de entender melhor as especificidades de um cardápio sem carboidratos e quão eficaz ele pode ser. Dá uma olhada!

Dieta sem carboidratos é funcional, mas precisa de acompanhamento

Pode parecer simples à primeira vista, mas seguir uma dieta zero carboidrato exige cuidado e acompanhamento. Mais do que tirar pães e massas da rotina alimentar, o cardápio que restringe o consumo do macronutriente deve compensar com a ingestão de outros alimentos considerados combustíveis energéticos naturais para o organismo.

"A dieta cetogênica é uma abordagem dietética rica em gordura, adequada em proteína e com níveis insuficientes de carboidrato para as demandas metabólicas. Isso força o organismo a utilizar gordura como fonte primária de energia", explica Carine.

Doenças crônicas podem ser tratadas com dieta zero carboidratos

Em alguns lugares, a dieta cetogênica também é conhecida como low carb, um tipo de alimentação que visa o emagrecimento combinado com treinos e práticas físicas frequentes. De acordo com a nutricionista, a alimentação cetogênica propõe a perda de peso e o controle do percentual de gordura. Ambos são induzidos pela redução de energia ingerida, além da diminuição radical de carboidratos, que provocam o consumo da gordura do corpo.

Porém, uma boa dieta sem carboidrato vai além disso e ainda há outros objetivos por trás dessa proposta! "Essa estratégia pode ser utilizada para o tratamento de várias doenças crônicas não transmissíveis e neurológicas, como, por exemplo, a epilepsia", afirma a profissional. Uma boa forma de combater doenças sem remédio!

Saiba o que pode comer na dieta sem carbo

Não basta remover os açúcares da alimentação! O cardápio sem carboidratos deve ser preenchido por alimentos específicos que vão funcionar como combustíveis energéticos para o organismo. Somente assim o corpo é capaz de se manter em pleno funcionamento apesar da ausência do macronutriente.

Carine indica montar uma dieta cetogênica composta por alimentos ricos em gordura (seja de origem vegetal ou animal). Por exemplo, abacate, coco, azeite de oliva, oleaginosas, queijos, carnes, ovos, peixes e sementes. Aproveite para incluir o Filé de Truta Fresco Taeq na lista de proteínas, assim como a Castanha do Pará Taeq e a Farinha de Linhaça Taeq às refeições!

Alimentação sem carboidratos pode provocar hipoglicemia e náuseas

Apesar dos benefícios apresentados, nem todos devem seguir uma alimentação sem carboidratos, principalmente sem orientação nutricional ou médica. De acordo com a especialista, a dieta cetogênica pode causar efeitos colaterais, como a letargia (estado de cansaço intenso), hipoglicemia, náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico, litíase renal e hiperuricemia.

Para evitar esse tipo de complicação, é fundamental consultar um nutricionista e compreender as necessidades próprias do seu corpo e alinhá-las com o seu objetivo físico.

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