Dieta de engorda: Descubra 7 dicas para ganhar peso de forma saudável e natural

As dietas de engorda também precisam de dedicação e mudanças de hábitos. Veja como fazer para ganhar peso de forma saudável e natural
As dietas de engorda também precisam de dedicação e mudanças de hábitos. Veja como fazer para ganhar peso de forma saudável e natural
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Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.

Quem precisa "fechar a boca" para perder uns quilinhos, morre de inveja daqueles que comem, comem, comem e nunca engordam. Mas, acredite, não deveria ser assim. Se para grande parte das pessoas emagrecer é uma tarefa árdua e até de certo ponto ingrata, para tantas outras, a dificuldade de engordar é tão difícil quanto. Por isso, existem as "dietas de engorda", planos alimentares elaborados para o ganho de massa corporal e que também precisam de foco máximo, equilíbrio e mudanças importantes nos hábitos de vida.

Sejam por fatores genéticos, dificuldades de se alimentar bem, gastos excessivos de energia ou simplesmente falta de fome, algumas pessoas não engordam e, por isso, não conseguem alcançar o peso ideal, o chamado Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, em qualquer um desses casos, o ideal é procurar uma orientação profissional para planejar uma alimentação adequada.

"É preciso aumentar o fracionamento das refeições. Comer de 4 a 6 vezes ao dia é uma boa alternativa, desde que sejam sempre escolhas saudáveis", explica a nutricionista. Abaixo, ela destaca algumas dicas para quem deseja ganhar peso. Confira!

7 dicas essenciais para ganhar peso de forma saudável

1 - Não abra mão das proteínas: Encontrada principalmente nas carnes bovinas, peixes e aves, mas também em alimentos vegetais, a proteína é um nutriente essencial para nosso bem-estar. Ela atua na recuperação e no desenvolvimento muscular, além de contribuir com o sistema imunológico, que faz a defesa do organismo.

2 - Invista nas frutas: Banana, caqui, açaí, abacate e coco são alguns exemplos de frutas "gordas", que possuem gordura, frutose e calorias naturais, resultando no ganho de peso de maneira equilibrada. São boas opções para compor o café da manhã ou sobremesas saudáveis, para substituir doces.

3 - Dê preferência pelas gorduras boas: Geralmente, quando as pessoas querem engordar, elas não fazem uma seleção de alimentos, apenas comem o que dão vontade. Contudo, a dieta da engorda também precisa garantir uma alimentação saudável e nutritiva, por isso, evite comidas muito gordurosas e fast foods, trocando por gorduras boas, as insaturadas, que estão presente no salmão, abacate, castanhas e sementes de linhaça, por exemplo, que estimulam o ganho de massa muscular, sem aumentar a gordura "ruim" do corpo.

4 - As bebidas naturais são boas aliadas do ganho de peso: Vitaminas, shakes, sucos integrais de frutas e iogurtes se tornam boas opções para o plano alimentar, no café da manhã ou nos lanches. Você pode optar pelas frutas mais calóricas, como o abacate, por exemplo, que não deixa de ser saudável e traz bons nutrientes para a saúde. A ingestão de água também é de suma importância para manter o corpo hidratado.

5 - Insira alimentos que forneçam energia: Segundo Carine Rodrigues, as frutas desidratadas, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, etc), óleo vegetal (azeite de oliva extra virgem), abacate, sementes (linhaça, chia, gergelim) devem estar presente na alimentação, já que possuem uma maior densidade energética, ou seja, geram mais energia para o corpo.

6 - Pratique exercícios físicos: Praticar uma atividade é fundamental para qualquer dieta, seja para ganhar ou perder peso, o que varia é o exercício. Nesse caso, a melhor opção é excluir os aeróbicos e optar pelos que ajudam a ganhar massa muscular, como a musculação, por exemplo.

7 - Vá ao nutricionista: Um acompanhamento com um profissional é imprescindível, visto que é ele o responsável por designar a quantidade ideal de alimentos e o intervalo entre as refeições, baseando-se na individualidade de cada organismo.

Receitas:
Banana
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