Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Mundial do Chocolate: como aproveitar a data sem perder o foco na dieta
Guia Culinário 06/07/2018

Dia Mundial do Chocolate: como aproveitar a data sem perder o foco na dieta

Não é qualquer alimento que tem uma data especial toda reservada para ele – mas esse é o caso do chocolate! Você sabia que 7 de julho é o dia mundial desse doce queridinho? Para quem ainda não está muito preocupado com uma alimentação saudável e balanceada, parece a ocasião perfeita para usar e abusar dessa iguaria, enquanto quem está seguindo uma dieta regrada precisa se controlar para não acabar caindo em tentação.

No entanto, como se alimentar bem não é sinônimo de ficar longe de comidas gostosas, dá para curtir o dia oficial do chocolate sem trair a dieta ou prejudicar a saúde com o excesso de açúcar – isso sem falar na possibilidade de aproveitar seus benefícios, já que o alimento é rico em vitaminas, fósforo, ferro e ainda faz bem para o coração e bem-estar. A solução? Basta apostar em receitas fit!

Substitua o leite condensado pelo leite de coco para comer brigadeiro sem culpa

Dentre os doces feitos com chocolate, o brigadeiro é um dos mais lembrados – e não só no dia 7 de julho, mas nos aniversários em geral, no final de semana à toa vendo Netflix ou, no caso das mulheres, para aliviar o incômodo da TPM. No entanto, como a versão tradicional com leite condensado tem muitas calorias, a dica para aproveitar a data sem sair do foco é fazer a receita substituindo esse ingrediente pelo leite de coco – que é rico em nutrientes essenciais, gordura boa, potássio, ácido láurico e ferro.

E tem mais: se desejar aumentar ainda mais o valor nutricional dessa versão fit do brigadeiro, também vale a pena fazer o doce com cacau e colágeno. Este último é essencial na dieta de quem quer manter a firmeza da pele e quer evitar rugas, estrias e demais marcas de expressão no corpo.

Brownie de chocolate pode ser feito com cacau amargo no lugar do chocolate comum

O brownie, uma das sobremesas favoritas dos amantes de chocolate, também tem sua versão fit e está liberado para ser uma das iguarias na data comemorativa. Aqui, o segredo é trocar o chocolate comum pelo cacau amargo, já que esse ingrediente consegue manter o sabor característico da receita sem ser muito calórico.

Trufa de chocolate low carb troca os ingredientes tradicionais por opções mais saudáveis

Outra opção para não precisar passar o dia 7 de julho na vontade é fazer uma versão low carb – ou seja, com poucos carboidratos – da trufa de chocolate. A receita dessa opção fit do doce leva leite de coco no lugar do leite condensado, cacau picado e em pó ao invés do chocolate tradicional e farinha integral. Além de ser mais saudável e ter poucos carboidratos, a trufa low carb também é bem fácil de ser feita, e pode ser servida até em festas que pedem doces mais elaborados. Inclusive, na hora de preparar o recheio evite também misturas muito calóricas, como churros. Dê preferência a utilizar frutas, como morango e uva, pois assim seus benefícios serão somados aos dos outros ingredientes da receita.