Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Movimente-se 29/04/2021

Dia Internacional da Dança: conheça 5 estilos para celebrar a data

A dança é uma atividade muito prazerosa que ganha milhares de adeptos todos os dias. Além de saudável, ela é superversátil! Para quem ainda não se apaixonou por nenhuma atividade física, vale a tentativa: esse exercício trabalha o corpo como um todo, além de fazer muito bem para a saúde mental – liberando hormônios como endorfina e serotonina, que geram relaxamento e bem-estar. Por isso, para comemorar o 29 de abril, que é conhecido como o Dia Internacional da Dança, separamos 5 tipos de dança para você conhecer e celebrar a data da melhor forma: dançando!

1. Dança contemporânea

A dança contemporânea é um estilo de dança muito popular. Bem conhecida entre os artistas, ela que domina as coreografias de boa parte das dançarinas de programas de auditório que vemos na TV. Muito artística e livre, você pode aprendê-la em escolas especializadas, o que a torna fácil de ser encontrada. A dança contemporânea estimula bastante o alongamento e a flexibilidade do corpo.

2. Dança do ventre

Esse estilo de dança milenar e genuinamente árabe também é muito procurado, principalmente pelo público feminino, já que é uma dança de movimentos exóticos e que exercita o poder de sedução e a sensualidade, o que pode aumentar a autoestima. A dança do ventre também é ótima para aumentar a consciência corporal e a flexibilidade com seus movimentos sinuosos e ondulações. A aula de dança do ventre é oferecida em várias academias e escolas especializadas em dança.

3. Dança de salão

Popular no Brasil, a dança de salão é uma ótima opção para aprender. Dançada em par, ela é oferecida em academias, escolas de dança e até mesmo em clubes e é muito democrática: de 8 a 80 anos, todo mundo pode curtir! O melhor da dança de salão é sua versatilidade de ritmos, que incluem o forró, samba de gafieira, bolero, zouk entre outros. É só agarrar o seu par e começar a dançar! A dança de salão trabalha todos os músculos do corpo, o que é perfeito para ficar ainda mais em forma!

4. Danças africanas

As danças africanas são muitas e podem ser alternativas interessantes se você gosta de muito ritmo e movimentos intensos. Alguns exemplos de danças essencialmente africanas são o kizomba e a semba, ambas danças angolanas, mas algumas opções afro-brasileiras incluem o maracatu, o jongo e a congada. Todas elas excelentes opções para quem gosta de se exercitar de forma mais lúdica.

5. Dança de rua

A dança de rua, também conhecida como street dance, é um estilo famoso nos filmes estadunidenses. Apesar de abranger grande parte do público jovem, ela é para todo mundo e qualquer idade pode aproveitar. Esse é um tipo de dança bem despojado, com muito improviso, ritmo e coreografias de impacto, geralmente utilizando músicas de hip-hop e trap.

Veja mais